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7 Plataformas Digitais Fundamentais para Vender Online

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As plataformas digitais são grandes aliados para quem quer impulsionar as vendas online. Isso porque, elas auxiliam na execução de tarefas de forma automatizada e, uma vez implementada com boas ações estratégicas, elas auxiliam na produtividade e na entrega de melhores experiências aos seus clientes.

 

Sabe aquela dúvida que pode levar a insatisfação de um cliente? Quanto mais canais de contato você tiver com o seu consumidor e mais otimizada e personalizada for a sua comunicação, maiores serão as chances de você reverter essa situação e torná-lo fiel a você.

Confira a lista de plataformas digitais que são fundamentais para você vender mais por meios online.

#01 – Gestão de Mídias Sociais

A visibilidade da sua marca nas Mídias Sociais é a porta de entrada para novos clientes ou de contatos interessados em você. Elas são as nossas vitrines para atrair a atenção do nosso público-alvo, sendo esse o primeiro passo para efetivar venda online.

Trabalhar com uma boa visibilidade nas redes sociais como o Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube, é essencial para ganhar credibilidade conquistar um bom alcance para a sua marca. Isso significa que, os seus consumidores poderão engajar com você e criar um relacionamento com a sua marca.

Integrando o grupo de softwares para marketing digital, as Ferramentas de Gestão de Mídias Sociais ajudam a acompanhar o seu engajamento com a sua audiência, a planejar as suas publicações nas redes sociais de forma a deixar tudo muito mais organizado.

Você pode fazer agendamento de postagens, verificar relatórios de desempenho de alcance, engajamento e muito mais! Com essas informações, você consegue identificar o que está dando mais certo e concentrar seus esforços em mais ações como essa.

Para melhorar a forma como o seu público te enxerga e engaja com você, pense em melhorias nas suas ações de comunicação nas redes sociais.

Para te ajudar a encontrar as melhores ferramentas de Gestão de Mídias Sociais, recomendamos analisar as opiniões e recomendações de outros usuários, para entender qual é a plataforma mais adequada ao seu desafio.

#02 – E-mail Marketing

Imagine se toda vez que alguém comprasse na sua loja online, você tivesse que enviar um e-mail de confirmação de pedido manualmente? As plataformas de E-mail Marketing permitem que você crie fluxos de E-mails de acordo com cada etapa de compra do seu cliente.

Para ilustrar melhor, imagine a seguinte situação:

Você acaba de comprar um computador em uma loja virtual X e está super ansioso para a chegada do produto. Se a empresa da qual você comprou não te informar o status do seu pedido, você vai ficar muito insatisfeito.

Com ferramentas de e-mail, você torna esse processo de atualização de Status do Pedido, totalmente automático. Além disso, você pode fazer ações de comunicação para quem não finalizou a compra (abandonou o carrinho), encaminhando e-mails de lembrete e incentivo para que conclua o pedido.

Ações como essas, quando executadas nas plataformas de E-mail Marketing, ajudam (e muito) a aumentar as vendas online.

#03 – Automação de Marketing

A Plataforma de Automação de Marketing é responsável por automatizar a comunicação de uma empresa com a sua base de contatos, além de ser extremamente importante para executar estratégias de de distribuição e engajamento através de conteúdo (Inbound Marketing).

As funcionalidades que essas plataformas te entregam vão muito além de disparos de E-mail Marketing.

Você pode criar páginas de conversão para captação de novos contatos para a sua base (chamados de leads), criar funis de vendas com o objetivo de nutrir um contato de interesse na solução que a sua empresa oferece, mapear as oportunidades e integrar a sua plataforma com uma ferramenta de vendas CRM.

As vantagens de se usar uma Automação de Marketing é reduzir o seu ciclo de vendas, mapear mais oportunidades e diminuir o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Uma Plataforma de Automação de Marketing vai te ajudar a segmentar a sua base de contatos, para identificar novas oportunidades de negócio e enviar mensagens personalizadas, de acordo com o perfil e comportamento de cada contato com a sua empresa.

Comunicações mais direcionadas geram mais engajamento e um melhor relacionamento. Como consequência, você vende mais!

#04 – CRM – Relacionamento com seu Cliente

A plataforma de CRM, ajuda a manter um relacionamento próximo com os seus clientes. É importante ressaltar que trazer novos compradores, requer muita dedicação e esforço. Essa plataforma será a cereja do bolo para ativar um novo cliente.

Com o CRM, você consegue administrar quem são os seus clientes e criar uma régua de relacionamento com eles. Além disso, a ferramenta possibilita que você controle as suas vendas em tempo real, estabeleça e acompanhe as suas metas de vendas de forma dinâmica e visual.

Muitos E-commerces integram os softwares de automação de marketing com a plataforma de CRM. Isso porque, na automação de marketing você identifica as oportunidades, nutre com conteúdo relevantes e leva o seu lead ao momento certo de compra.

Quando ele estiver maduro o suficiente para a conversão, ele deve entrar para a lista de oportunidades do CRM, sendo de responsabilidade da equipe comercial efetivar a venda e manter o relacionamento iniciado pelas ações de marketing.

Esse fluxo que descrevemos acima é o caminho ideal para o sucesso de vendas online e faz parte da jornada que o consumidor percorre até a conversão de vendas.

#05 – Chatbot

O chatbot é uma ferramenta de mensagens dinâmicas que otimiza o atendimento aos clientes. Algumas Plataformas utilizam sistemas de inteligência artificial que simula conversas com os usuários, deixando a plataforma de comunicação ainda mais robusta.

A vantagem de utilizar o chatbot vai muito além de você apenas acertar no tempo de resposta para o usuário. Você pode tornar o sistema de comunicação via chat online todo automatizado, otimizando o tempo da sua equipe de atendimento.

Problemas mais simples e burocráticos que aparecerem por meio de chat, poderão ser solucionados sem a interação de um agente humano.

#06 – Plataforma de Recomendação Online

A Plataforma de Recomendação ajuda você a tornar a experiência da sua Loja Virtual melhor aos Visitantes do seu site, impulsionando as compras e diminuindo os índices de abandono de carrinho.

Com essa tecnologia, você consegue gerenciar a sua vitrine de produtos e mostra recomendações de itens de forma inteligente, de acordo com a interação que o seu usuário tiver com a sua loja online.

Você pode colocar pop-ups de sugestões de produtos, gera estímulo para que compras perdidas sejam retomadas e estimular o cross-sell de produtos relacionados ao interesse do seu consumidor.

#07 – Plataforma de ERP (Gestão de Produto)

As ferramentas de ERP (Enterprise Resource Planning) são aliados importantes para tornar a gestão do seu negócio simplificada e mais fácil. Ela te auxilia a tornar seus processos administrativos menos burocráticos, assim você consegue concentrar os seus esforços para tomadas de ações mais estratégicas.

Por exemplo, você pode emitir de notas fiscais com mais facilidade, cadastrar e gerenciar os seus produtos (SKUs), administrar os seus marketplaces, tudo isso centralizado em uma única tecnologia.

*Importante: Durante a sua busca por ferramentas de ERP, considere analisar qual é o segmento em que ela é especialista. Isso porque, por ser uma tecnologia de gestão de negócios, essas plataformas tendem a conhecer bem determinados tipos de mercados.

Por isso, se você está procurando vender online, procure softwares de ERP que conhecem o mercado de vendas por meios digitais e que te entregam funcionalidades adequadas ao seu mercado.

Fonte: blog.kmaleon


 

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