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Por que minha loja virtual não vende?

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Você fez sua loja virtual e descobriu que ela não está vendendo? Quer saber por que isso acontece e como evitar essa situação? Leia a matéria e descubra os motivos mais comuns. Confira!

Muitas pessoas têm o sonho de abrir seu próprio negócio online e vender seus produtos pela internet. Mas depois que inauguram a loja, se decepcionam por que no primeiro dia não houveram mais de 300 pedidos.

O fato é que nenhum cliente acorda certo dia e pensa “hoje vou comprar tal produto na loja online xyz”. Para que as vendas em um e-commerce ocorram é necessário tempo, divulgação e alguns preparos para que as lojas comecem a monetizar.

Segundo levantamento do SEBRAE, 60% das lojas virtuais no Brasil fecham antes mesmo de completar um ano, ou seja, uma loja que não vende é uma situação recorrente na vida de muitos empresários. Os motivos são diversos, como falta de investimento, planejamento incorreto, desinformação, etc. Veja a relação com os motivos mais comuns que podem levar o seu negócio online a não vender:

 

1 - Falta de planejamento

Você montou um plano de negócios baseado na sua loja virtual ou achou que não precisava? Não corra o risco de ser impulsivo e ansioso e colocar em prática a abertura da sua loja virtual antes mesmo de criar um plano de ação. Coloque as contas e as estratégias no papel e verifique se vale a pena o investimento.


2 – Produtos com falta de informação

Disponibilizar descrições curtas demais, muitas vezes, é um descaso com o cliente. Tenha em mente que o consumidor gosta de saber detalhes importantes do produto, ver fotos de vários ângulos, saber sua textura, etc. Tente criar uma “sensação do tato”, como se a pessoa estivesse, de fato, tocando e analisando o seu produto. Forneça sempre o máximo de informações possíveis para evitar também possíveis devoluções de produtos.

3 – Falta de atendimento

Deixar o seu consumidor à mercê, sem contato direto com alguém que possa solucionar suas questões é um erro fatal. Isso diminui a confiança e afasta o cliente. Mantenha os canais sempre abertos e procure oferecer atendimento personalizado. O cliente que vai comprar em uma loja nova precisa se sentir seguro e perceber que existem formas de contatar o atendimento e falar com um atendente em caso de possíveis problemas ou dúvidas. Por tanto, sempre divulgue os canais de atendimento em local visível.

4 - Poucas opções de pagamento

Quem compra na internet busca praticidade. Quanto mais opções de pagamento o site tiver, mais tipos diferentes de pessoas ele atrairá. Nem todos, entretanto, podem arcar com cartões de crédito. Ofereça soluções variadas e intermediários de pagamento para pagamento com boleto bancário e transferências, pois isso evita frustrar o cliente e acabar com mais um carrinho abandonado.

5 - Conteúdo sem relevância

Ser apenas mais um na internet não faz com que o seu negócio ganhe destaque, portanto, se você quer fazer a diferença, invista em conteúdo e informação de qualidade. Isso aumenta a relevância da página e as taxas de conversão (relação entre as pessoas que buscam e as que efetuam a compra). Crie conteúdo e aproxime seu consumidor.

6 – Baixou ou nenhum investimento em Marketing Digital

O investimento em marketing digital para as lojas virtuais é essencial. Marketing não é custo e sim o seu principal investimento. Uma loja que não tem visitantes não vende! Se as pessoas não souberem que a sua marca existe, as chances de conseguir vender são praticamente nulas. Reserve parte do seu investimento inicial para as estratégias de marketing e técnicas de SEO, divulgando a abertura do seu negócio e criando mecanismos para ser encontrado em sites de buscas. Não esqueça de acompanhar as conversões da sua loja.

Supondo que a taxa de conversão média da sua loja seja de 0,5%, serão necessários 200 visitantes únicos para que sua loja online realize uma única venda. Logo não fará nenhum sentido criar uma meta de 10 vendas por dia se seu site tem apenas 100 visitas diárias.

Taxa de Conversão nada mais é que a relação entre pessoas que acessam seu site e as que compram. 200 visitas x 0,5% taxa de conversão média = 1 venda. Por tanto invista em divulgação o quanto antes.

Importante: a taxa de conversão pode variar de acordo com tipo de produto vendido, perfil de público, região de atuação, entre muitos outros fatores.

Lembre-se que a divulgação do e-commerce precisa ocorrer em vários canais diferentes. Não aposte todas as suas fichas em uma única estratégia.

7 – Frete muito alto e/ou demorado

Não adianta ativar as formas de envio e “largar” o frete por si só. Quando você não tem preço e prazo de frete para determinada região, você gasta verba de marketing à toa. Afinal, quem compra algo com frete caro?  Crie sempre campanhas relacionadas ao frete e busque parceiros logísticos para que o valor da entrega de suas mercadorias não prejudique as suas vendas.

8 – Preços fora da realidade

Um e-commerce exige uma estrutura de logística muito funcional e organizada para atender bem aos seus clientes. São necessários bons serviços de entrega, atendimento ao cliente e pós-venda. Porém, ainda assim, os custos gerados por uma loja online são bem mais baixos do que os gerados por uma loja física de mesma demanda. Isso acontece porque o e-commerce não precisa lidar com algumas despesas básicas da sua concorrente, como aluguel e pagamento de, consideravelmente, mais funcionários — principalmente os vendedores. Dessa forma, a empresa consegue repassar parte dessa economia para o cliente e os produtos são mais baratos na internet. Portanto entenda como formar seu preço de forma adequada. Preços fora da realidade do mercado assustam os clientes. Busque sempre o equilíbrio entre o caro e o barato demais.

9 - Navegação ruim

Evite uma navegação pouco intuitiva com poluição visual e informações escondidas. Na hora de criar sua loja, pense como consumidor, construindo um design intuitivo, de fácil navegação e, claro: limpo, organizado e eficiente. Não se esqueça que ele precisa ser responsivo, ou seja, sua loja precisa se ajustar em aparelhos mobiles também. Ouça sempre os conselhos do seu designer e programador. A loja tem que ser boa para seu cliente e não apenas para você!

10 – Fotos de má qualidade

Fique atento à qualidade das fotos dos seus produtos na internet. Fotos com baixa resolução, desfocadas, muito longe, pixeladas, cortadas ou similares, são fatores determinantes para desistir de uma compra. Afinal, quem quer comprar um produto que não consegue ver? Invista um pouco mais de tempo e faça fotos de qualidade de seus produtos.

11 – Segmentação não especificada

Invista em um nicho de mercado. É um erro querer vender tudo para todo mundo. Escolha um nicho específico de atuação, para que assim a sua loja se torne uma especialista no segmento que está vendendo. Assim sua comunicação será muito mais assertiva, aumentando suas chances de venda.

 

Autor: Aline Parlamento 


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