Notícias

Notícias

Como a tecnologia pode ajudar o marketing a interagir melhor com o consumidor

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Denis Santini, CEO da Make a Difference, conta sobre o que viu na maior feira de varejo do mundo e ainda lista empresas brasileiras que têm inovado em suas ações

Por onde você está lendo este artigo? Ou melhor, como ele chegou até as suas mãos: celular ou desktop?

A probabilidade de você ter recebido – ou de que ainda vá receber ou enviar - este texto em um grupo de WhatsApp é grande – pelo menos assim eu espero. A verdade é que não desgrudamos mais do celular e a forma como nos comunicamos e consumimos informação mudou muito nos últimos anos – e continua mudando.

Na última NRF (National Retail Federation), evento realizado em Nova York, foram divulgados números bem interessantes, entre eles que que cerca de 70% das pessoas checam o celular logo que acordam, antes mesmo de dar um “oi” para o parceiro ou escovar os dentes.

É uma prova do que a tecnologia tem feito com nossas vidas – e com os negócios e o marketing não é diferente. O impacto é gigantesco e as mudanças são constantes.

Na maior feira de varejo do mundo, vi, por exemplo, o que dispositivos como a Alexa, da Amazon, estão fazendo ou podem fazer e é surpreendente. Também vi um pequeno robô, com 23 centímetros de altura, capaz de comandar uma casa, fazendo as compras do supermercado, acionar o ar condicionado, e por aí vai.

Nesse contexto, vejo que as empresas estão enfrentando um novo desafio: o de vender para robôs. Já imaginou a adaptação que será necessária?

Também na ida aos Estados Unidos vi uma inovação do Walmart. O entregador da rede de supermercados chega com as compras na casa do cliente e acessa a fechadura eletrônica da residência. Com isso, ele entra e guarda os mantimentos na casa da família. Já pensou isso na sua casa? Olha que diferencial! Algo que só é possível graças à tecnologia e claro a relação da marca com o consumidor.

Além disso tudo, vi na feira um pequeno robô, uma espécie de carrinho, que traz água para os frequentadores de shopping center. Ele fica andando pelos corredores e, junto com a bebida, traz algo para comer, incentivando as vendas casadas.

Mais duas coisas que chamaram minha atenção: a primeira foi outro robô (esse bem grande, mais alto que uma pessoa de 1,80 metro) que cruzou comigo no corredor, me chamou pelo nome (conseguiu ler meu crachá) e propôs fazermos uma selfie. A outra foi um conjunto de telas que rodam anúncios publicitários direcionados a quem está parado em frente a elas.

É o reconhecimento facial sendo usado a favor do marketing e das vendas, assim como display de gôndolas que "mudam" de acordo com pequenas câmeras que identificam o humor do consumidor - isso já está rodando!

E no Brasil?

No nosso país, também temos algumas iniciativas bem interessantes em que a tecnologia está a serviço do marketing. Vou dar exemplos.

Você já entrou em um estabelecimento comercial e, para acessar o Wi-Fi do local teve que preencher um cadastro online? Pois então, isso é uma ferramenta de marketing. Esse sistema detecta sempre que você volta ao local – e não precisa ser a mesma loja, pode ser outra que use o mesmo aplicativo – e oferece uma promoção específica para você por meio de mensagem. Algo como: “Oi, Denis, que bom ver você por aqui. Aproveite para tomar um café, o pão de queijo é por nossa conta.” Isso já é real na rede Rei do Mate.

Outra possibilidade de uso dessa mesma ferramenta: quando o cliente já está sentado há algum tempo no estabelecimento recebe uma mensagem oferecendo uma venda casada ou um desconto. Isso tudo sem parecer agressivo ou invasivo. É muito mais uma relação ganha-ganha e grandes redes varejistas vêm desenvolvendo aplicativos próprios com objetivo semelhante, mais recentemente o app do Pão de Açucar vem utilizando Big Data, de forma direta ao consumidor.

Nas redes sociais, principalmente Facebook, vejo que as redes de varejo têm usado bastante a ferramenta “Lookalike”, que permite alcançar um amplo número de novos possíveis consumidores com base no perfil de clientes que a empresa já tem.

Mais recentemente, os chatbots têm caído no gosto das marcas, porque o robô que usa inteligência artificial responde às perguntas básicas dos clientes (que representam cerca de 70% dos acessos ao atendimento) e libera a equipe para fazer vendas consultivas.

Possibilidades não faltam

Conhecendo o que a tecnologia oferece e o que há hoje disponível no mercado podemos ter um marketing bem mais eficiente. E o melhor: com a cara e o perfil de cada consumidor, aumentando a confiança e principalmente a conversão seja no ambiente online ou off-line. Eu particularmente gosto de chamar de onlife!


 

Fonte: Revista PEGN


 

 

A A.montano oferece todo o auxílio e suporte que você precisa para garantir uma estratégia de marketing completa.

Entre em contato e conheça as nossas soluções!

Nome completo:

Por favor, preencha com o seu nome completo.

Qual o seu melhor e-mail para contato?

Por favor, preencha com um e-mail válido.

Qual o melhor telefone para contato?

Por favor, preencha com um telefone válido.

Website

Por favor, preencha com seu site.

Qual o nome da sua empresa?

Por favor, preencha com o nome da sua empresa.

Qual o seu cargo?

Entrada Inválida

 

Quando pensa em resolver o problema que está
orçando?

Entrada Inválida

 

Qual o tipo de ajuda que você precisa? Conte-nos um pouco do caso que você possui em mãos

Entrada Inválida

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Por favor, preencha com o seu nome completo.
Por favor, preencha com um e-mail válido.
Por favor, preencha com um telefone válido.
Por favor, preencha com seu site.
Por favor, preencha com o nome da sua empresa.
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Image

NEWSLETTER

Preencha os campos abaixo e receba nossos informativos:

ENTRE EM CONTATO

(11) 99298-3010

(11) 2642-2586

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 10h às 17h


 

CERTIFICAÇÕES

Image
Image
Image
Image
Image

SEGURANÇA

Image
Image
Image
Image

OUTROS

Image
Image
Image