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Maioria dos profissionais de Marketing alega ter desafios em trabalhar com métricas

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Apesar da análise de dados ser fundamental a quem trabalha na área, boa parte das pessoas sente dificuldade de mensurar resultados

No atual cenário do mercado, há uma intensa competição entre empresas por um mercado consumidor como o brasileiro, no qual muitas categorias de produto não crescem conforme esperava-se devido a diversos fatores econômicos, políticos e sociais. As métricas passam a ser cada vez mais usadas no processo de análise mercadológica das empresas para a tomada de decisões como, por exemplo, de segmentação e seleção de mercado alvo, posicionamento, estratégias de produtos, preços, canais de distribuição e comunicação persuasiva.

Apesar da análise de dados ser muito importante, 79% dos profissionais de Marketing alegam ter desafios para trabalhar com métricas, segundo a pesquisa Panorama do Marketing de dados 2022, feita pela Opinionbox, MétricaBoss e BuscarID. O relatório mostra ainda que 70% consideram que podem explorar melhor as ferramentas que usam no dia a dia ou precisam de mais tecnologia para melhores resultados. 

Por mais que boa parte afirme fazer parte de uma cultura de dados, ainda existe bastante dificuldade na hora de trabalhar com métricas. Apenas 21% dos profissionais alegam não ter dificuldade em incorporar as métricas no trabalho. Para 58%, o maior desafio com dados é não saber quais métricas usar e/ou não saber interpretar as informações. 

Os que veem o copo meio cheio

Por outro lado, 55% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com os resultados de Marketing da empresa hoje. Para a maioria, mesmo que só parcialmente, também é possível ter clareza sobre os resultados obtidos por meio dos esforços de Marketing. Os dados mais positivos sobre o dia a dia, porém, devem estar alinhados a uma prática importante: o planejamento e a mensuração de resultados. 

Enquanto 40% têm clareza sobre os resultados de Marketing, 50% o têm apenas parcialmente e 10% não conseguem ter essa clareza. Da mesma forma, 13% assumem que no dia a dia da equipe de marketing não existem rotinas de acompanhar os resultados e de criação de planos de ação.

Existe uma certa inconsistência quando a maioria das empresas se sente satisfeita com seus resultados de Marketing, mas, ao mesmo tempo, não possuem clareza e nem rotina de mensurar seus resultados. Isso demonstra a oportunidade de evoluir e melhorar no entendimento de análise de resultados e como os objetivos e KPIS precisam estar mais acessíveis para que as pessoas possam medi-los. 

Oportunidades relacionadas aos dados

De acordo com Rodrigo Nascimento, o Marketing por dados é a união da tecnologia, análise de dados e visão de negócios em marketing. O objetivo dessa estratégia é reduzir riscos em tomadas de decisão, reduzir custos e, consequentemente, aumentar lucro das empresas e estratégias de marketing. Os dados são importantes para embasar melhores decisões, garantir a segurança ao tomá-las e conquistar um futuro melhor para todo tipo de empresa. 

Chama atenção que cargos mais ligados aos dados e à tecnologia são menos presentes na pesquisa, como os growth hackers, em 16% dos times, e analistas de inbound Marketing, que estão em 19%, mostrando que existe espaço de crescimento para cargos mais técnicos e voltado a dados. 

Fonte: Mundo do Marketing 


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