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6 principais erros de Marketing digital para evitar

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Você sabe dizer quais os erros mais comuns no marketing digital? 

Acredite, existem algumas boas práticas que devem ser seguidas para garantir que a sua empresa tenha sucesso ao utilizar as estratégias de marketing digital. Por outro lado, também existem algumas ações que devem ser evitadas por toda e qualquer marca que deseja crescer, conquistar autoridade e causar uma boa impressão para o público em geral.

Para te ajudar a compreender melhor sobre quais os erros mais comuns no marketing digital, preparamos essa lista abaixo. Acompanhe e tenha a certeza de que você não está colocando em prática essas ações prejudiciais para o seu negócio.

Quais os erros mais comuns no marketing digital? Confira 6 para evitar

1. Não conhecer o seu público

Desenvolver ações de marketing visando a todos, sem saber quem realmente é o seu público, é um tiro no pé. Afinal, você pode até fazer excelentes campanhas, entretanto, se elas forem direcionadas para pessoas que não se interessam pelo seu produto e/ou serviço, estará desperdiçando dinheiro e esforço. 

Por isso, o primeiro passo antes de fazer qualquer campanha de marketing digital é saber para quem direcioná-la. Ou seja, qual é o público-alvo dessa ação.

Ademais, quando você conhece o seu público-alvo, você sabe também quais são as dores e os desejos dessas pessoas. Assim pode personalizar seu produto e/ou serviço de acordo com o perfil dessas pessoas.

2. Não medir o ROI das suas ações

Para saber se as suas ações de marketing realmente tiveram sucesso é fundamental que você calcule os resultados delas. Ou seja, analise o ROI (retorno sobre o investimento) de cada campanha.

Ter o conhecimento do seu ROI permite que você saiba se está atingindo as suas metas de conversão ou se elas precisam de ajuste.

Para fazer esse cálculo, você precisa, primeiramente, identificar qual meta de conversão está sendo medida. Pode ser o tráfego no seu site, vendas ou taxa de cliques, por exemplo. 

Ao medir o resultado alcançado pela meta, você saberá quanto obteve de retorno. Para fazer isso, basta pegar o ganho financeiro do seu investimento e subtrair o custo do seu investimento. Divida esse número pelo custo total do seu investimento.

Com este cálculo você saberá exatamente o desempenho de suas estratégias e o quanto elas trouxeram de retorno financeiro para o seu negócio.

3. Muita teoria, pouca prática

É essencial, sim, ter conhecimento e planejar as suas ações de marketing digital. Entretanto, é comum as empresas passarem muito tempo apenas lendo e adquirindo conhecimento e não colocarem o aprendizado em prática.

Marketing digital envolve testar e acompanhar os resultados de perto para saber o que está funcionando. Ficar esperando pelas condições ideais para botar as campanhas para rodar pode prejudicar o crescimento do seu negócio.

Novamente: reforçamos o quanto é importante manter-se atualizado, acompanhando tendências e estudando sobre o marketing digital. Porém, não deixe que isso “trave” o andamento do seu negócio.

Pretende gravar vídeos para divulgar a sua marca e/ou produzir conteúdo educativos? Não espere até ter uma câmera profissional para dar andamento nesta ação. Aprenda a utilizar os materiais que você já tem em mãos e vá desenvolvendo-se na prática. Existem coisas que só aprendemos quando realmente colocamos as mãos na massa.  

4. Querer resultados avassaladores em pouco tempo

Ao citar quais os erros mais comuns no marketing digital, com certeza a falta de paciência merece destaque. Afinal, é preciso compreender que o marketing não traz resultados de um dia para o outro para o seu negócio. Ele envolve planejamento, tempo, testes, acompanhamento diário e… Paciência. Muita paciência!

Porém, paciência não significa botar uma campanha para rodar a apenas esperar que ela faça tudo por você. É preciso acompanhar de perto os resultados e fazer ajustes conforme os insights observados em cada ação.

Deixe de lado o imediatismo e a ansiedade e foque na eficiência e na qualidade do seu trabalho. Anote semanalmente os resultados e analise-os ao fim do mês. Continue fazendo essa ação por cerca de três meses, por exemplo. 

Após esse período, é muito provável que você já perceba uma mudança no marketing digital do seu negócio.

5. Não analisar a concorrência

Não conhecer o seu nicho de mercado e ignorar a concorrência é um grande erro de marketing digital que você pode estar cometendo. Por isso, evite-o!

Busque fazer benchmarking e conhecer de perto os seus principais concorrentes. Analise o que eles fazem de bom e, também, as principais falhas dessas marcas. 

A partir desse conhecimento, você poderá ter bons insights do que fazer para o seu negócio se destacar e entregar mais qualidade e eficiência nos seus serviços e produtos.

6. Não fazer ações de remarketing

Você já ouviu falar em remarketing? Essa é uma estratégia de marketing que serve para mostrar seus anúncios para pessoas que já tiveram contato com a sua marca em algum momento, mas que, por algum motivo, não finalizaram a compra.

Ou seja, o remarketing reimpacta esses possíveis futuros clientes, tendo a chance de conquistá-los à segunda vista. 

O remarketing é importante porque, para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa feita pelo e-commerce Radar, 82% dos brasileiros abandonam o carrinho durante as compras online. 

Assim, o remarketing se torna uma maneira de relembrar as pessoas da compra que foi “esquecida” e pode fazer com que muitas delas retornem ao seu site para finalizar o negócio. A estratégia de remarketing costuma ser uma campanha estruturada a partir do comportamento dos visitantes no site e funciona muito bem com e-mail marketing.

Deixar de lado essa estratégia pode ser algo que influencia negativamente os resultados do seu negócio e impede você de conquistar novos clientes.

Fonte: nerdweb


Anotou esses erros? É sempre muito importante tê-los por perto, às vezes, sem querer, erros são cometidos. Caso precise de uma força para fazer do seu Marketing Digital o melhor, faça um orçamento com a Agência A.Montano e evite passar por erros desse tipo!


 

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