Notícias

Notícias

Quais são os impactos do metaverso na forma de fazermos marketing digital?

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O futuro chegou. Desde que o metaverso foi anunciado como não apenas uma possibilidade, mas um projeto real, tornou-se um fato que a realidade virtual e aumentada está apenas a alguns passos de ser o nosso próximo “normal”. Enquanto a novidade ganha forma, e sabendo que ainda levará algum tempo para que a maior parte da população tenha acesso a ela, podemos começar a nos planejar.

O marketing é uma das áreas que mais deve ser impactada pelo metaverso, mesmo no início das operações.

Vale lembrar que, na apresentação sobre o metaverso e toda a mudança de marca realizada pelo Facebook, Mark Zuckerberg estimou que o metaverso já terá alcance massivo em um período de cinco a dez anos. Para grandes marcas, o preparo já começou — afinal, existem “pílulas” do Meta já em distribuição, pequenas experiências híbridas que preparam as pessoas para o que virá a seguir.

Alguns exemplos são os jogos Roblox e Fortnite, que já têm eventos próprios dentro de seus universos, inclusive com artistas de verdade realmente se apresentando em shows para milhões de usuários. Também temos o exemplo da Nike, que solicitou uma série de patentes para o uso da marca no mundo digital, garantindo seus direitos de reprodução de imagem virtualmente.

O que devemos esperar do marketing no metaverso?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que estamos falando de uma nova realidade em diversas esferas. Pensamos logo no âmbito social, porque é o que conhecemos mais profundamente na internet: redes sociais e espaços para interação. Mas o metaverso vai além, sendo também um ambiente para trabalho, para experiências variadas e para compras.

Produtos poderão existir apenas dentro do metaverso e ainda assim serem adquiridos por moedas físicas (ainda que as criptomoedas certamente sejam importantes de serem acompanhadas). Quer uma prova? A Mars House, uma casa inteiramente digital, foi vendida no ano passado por 288 ethers, uma criptomoeda com custo equivalente a mais de 500 mil dólares.

Tendo em mente o nível a que pode — e provavelmente vai — chegar o metaverso, podemos começar a esboçar as possibilidades do marketing digital nesse cenário. Começando por Social Commerce, cujo exemplo da Mars House já explica bem.

As vendas por redes sociais já são uma realidade relevante atualmente, com potencial para seguir crescendo cada vez mais. Facebook e Instagram já são marketplaces próprios, com milhões de lojas espalhadas entre os perfis comerciais, e nem é mais necessário sair da plataforma para realizar a compra. No metaverso, a ideia será a mesma: o usuário poderá descobrir o produto, experimentar e adquirir, tudo no mesmo local virtual.

Isso nos leva a uma das grandes oportunidades desse futuro, que é a experimentação em espaços. Hoje, já é possível ver como eventos presenciais fazem que o público se conecte mais, aprecie o momento, interaja e se interesse pelo que está sendo oferecido. No metaverso, eventos assim poderão ser replicados, mas sem todas as limitações da vida real, como tamanho, capacidade, meios de transporte, entre outros.

Outro ponto que surge com todas essas alternativas é o foco nas emoções. O estímulo aos sentidos tem um grande papel nas emoções dos consumidores, e, até o momento, ele só existe presencialmente. Com a realidade virtual, as emulações desses sentidos permitem uma experiência que dão a sensação de estar presente. A interação entre avatares — cliente e vendedor, por exemplo — e a capacidade de vivenciar o espaço vão levar ao digital os sentimentos positivos que influenciam nas compras. Não será mais uma mera vitrine de produtos e uma comparação de preços, mas sim um momento em que as pessoas podem agir seguindo o que sentem.

Essas são as primeiras perspectivas sobre o marketing no metaverso, mas muitas outras podem surgir nos próximos anos. É hora de ficarmos atentos e usarmos a criatividade para não perder nenhuma das inúmeras possibilidades que esse novo universo oferece.

Fonte: Tecmundo


É agora a hora de usar e abusar das suas ideias e criações para poder se sair bem dentro da realidade virtual, o Metaverso e o Marketing Digital são aliados nesse momento.

Aplique suas melhores estratégias de Marketing com a ótimo consultoria da Agência A.Montano, faça seu orçamento e aproveite!


 

Que tal começar a investir em marketing digital para aumentar as suas vendas?

Entre em contato e converse com os nossos especialistas!

Nome completo:

Por favor, preencha com o seu nome completo.

Qual o seu melhor e-mail para contato?

Por favor, preencha com um e-mail válido.

Qual o melhor telefone para contato?

Por favor, preencha com um telefone válido.

Website

Por favor, preencha com seu site.

Qual o nome da sua empresa?

Por favor, preencha com o nome da sua empresa.

Qual o seu cargo?

Entrada Inválida

 

Quando pensa em resolver o problema que está
orçando?

Entrada Inválida

 

Qual o tipo de ajuda que você precisa? Conte-nos um pouco do caso que você possui em mãos

Entrada Inválida

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Por favor, preencha com o seu nome completo.
Por favor, preencha com um e-mail válido.
Por favor, preencha com um telefone válido.
Por favor, preencha com seu site.
Por favor, preencha com o nome da sua empresa.
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Image

NEWSLETTER

Preencha os campos abaixo e receba nossos informativos:

ENTRE EM CONTATO

(11) 99298-3010

(11) 2642-2586

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 10h às 17h


 

CERTIFICAÇÕES

Image
Image
Image
Image
Image

SEGURANÇA

Image
Image
Image
Image

OUTROS

Image
Image
Image