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Personificação de Marca: saiba quais são as vantagens

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Personificação da marca é um processo também conhecido como brand persona e se trata de uma estratégia baseada no desenvolvimento de personagens que trazem os valores da empresa, e tem o objetivo de melhorar o relacionamento com o público.

 A marca de uma empresa é a coisa mais valiosa que ela tem, mas é errado acreditar que a comunicação acontece apenas visualmente. Isso porque a organização é muito mais do que um logotipo, sendo um guia de identidade ou estilo visual.

Para que a marca seja realmente poderosa, é fundamental estabelecer uma unidade de comunicação e ela deve passar todo o significado, valores e histórias do negócio, começando por sua persona.

É cada vez maior o número de pessoas que compram produtos e serviços de marcas que elas acreditam e compartilham os mesmos valores e ideias e com as quais conseguem se relacionar.

Tanto é que o relacionamento entre uma empresa e seu público vem se transformando em uma verdadeira parceria. O ser humano só é parceiro daquilo que acredita e de coisas que sabem transmitir sua credibilidade e seu posicionamento.

Devido a isso, o artigo vai explicar o que é personificação da marca, como identificá-la, quais são os impactos da personificação e falar um pouco sobre suas vantagens.

Personificação de marca: o que é, afinal?

Personificação da marca é um conceito muito parecido com o Buyer Persona quando se trata da estruturação desse personagem semi fictício que representa o cliente ideal do negócio.

Mas os objetivos não são semelhantes quando se trata da mensuração, tendo em vista que a personificação colabora com as estratégias de Branded Content e a mensuração de resultados está além do tráfego gerado e do objetivo de ranqueamento.

Quando uma loja de móveis que vende produtos para sala planejada pequena simples investe em branded content, tem como objetivo criar um processo de descoberta até a decisão de compra em diferentes estágios do funil de vendas.

Isso faz com que o branded content seja diferente das estratégias criadas para os motores de busca que têm como objetivo posicionar palavras-chave específicas de maneira orgânica.

A personificação da marca consegue viralizar os conteúdos, por meio do uso estratégico de redes sociais e parcerias relevantes, e não simplesmente se limitar ao uso de uma palavra-chave.

O foco dessa ação é transmitir aquilo que a empresa tem como valor e sua maneira de se comunicar. A organização cria um guia de linguagem caracterizado pela voz da marca e pelo seu tom de fala.

As estratégias estão sempre relacionadas aos textos escritos em primeira pessoa, possuindo uma construção semântica que cria palavras que apontam, entre outros elementos, itens como:

  • Jeito próprio de falar;
  • Gírias;
  • Regionalismos;
  • Identificação com linguagem visual.

Mas para alcançar esse propósito, um fabricante de painel de led para propaganda externa precisa saber como personificar a marca.

Como personificar a marca?

A brand persona costumava ser ignorada na hora de construir uma marca, tanto é que existem muitas empresas que ignoram sua importância e nunca fizeram essa definição corretamente.

Isso porque existe uma tendência em acreditar que personalidade e atitude são os pontos mais importantes de uma pessoa, assim esses aspectos deveriam ser essenciais para qualquer empresa.

Quando alguém escolhe uma marca em detrimento de outra, existem vários aspectos que influenciam essa decisão, como conveniência, qualidade e preço, mas quando essas variáveis são semelhantes, o consumidor procura se identificar com a marca.

Eles querem comprar seus ideais, valor agregado e razão de existir, seja por conta do sentimento de pertencimento ou status. É um fator que subverte o próprio lucro, fazendo com que produtos e marcas gerem empatia e tenham reconhecimento de valor.

Alcançar essa empatia é mais fácil ao trabalhar com um tom de voz que visa engajamento e transforma os consumidores em parceiros.

Para atrair tanto a pessoa que está procurando informações sobre piso laminado valor quanto alguém que nem mesmo sabe qual é seu problema, alguns aspectos devem ser definidos. São eles:

Pilares da marca

Os pilares da marca são resumos que incorporam aquilo que a empresa é e servem como ponto de partida para desenvolver a brand persona.

Durante o processo de construção, os termos vão checar o valor das atividades da marca e garantir que ela não se distancie daquilo que se propõe a ser.

Ao criar os conteúdos para o blog, os termos precisam ser considerados e é interessante que a companhia verifique essas palavras para ter certeza de que o anúncio representa a essência do negócio.

Mostrar a essência da marca

A essência da marca é o elemento mais importante para defini-la e costuma ser indicada em 2 ou 3 palavras, permanecendo constante em todas as categorias de produtos.

Por exemplo, um fabricante de persiana painel blackout pode se comunicar com toda a família, transmitindo uma imagem segura e familiar.

Promessa da marca

A promessa da marca é um acordo que a empresa faz com os clientes e onde cria oportunidades para agregar valor aos seus produtos e serviços.

O valor costuma ser intangível e descreve benefícios subjetivos que as pessoas podem esperar, toda vez que interagirem com o negócio, seja por meio da comunicação ou de uma compra.

Declarar a missão

A missão nada mais é do que o propósito da empresa e sua razão de existir, por isso, está além dos lucros e resultados.

A declaração de missão orienta as ações de uma empresa e ajuda a entender a marca para construir o caminho que ela deve seguir.

Ao ter um objetivo, consegue orientar as tomadas de decisão e mostra para os clientes como essas decisões são tomadas e de que maneira o negócio enxerga o mundo.

Impactos da personificação

Um fabricante de laje h8 isopor deve personificar sua marca para se destacar entre os concorrentes, visto que o mercado está cada vez mais saturado e o público está cheio de opções.

Não basta apenas fazer um bom produto ou serviço para ser escolhido, na verdade, é essencial oferecer uma boa experiência ao cliente por meio das interações em todos os pontos de contato.

Outro impacto é que consegue transmitir a mensagem certa para o público certo, tendo em vista a necessidade de pensar cuidadosamente sobre a personalidade que o negócio quer comunicar.

Por fim, é a melhor forma de criar relacionamentos duradouros e inteligentes, mas quando a empresa sabe quem ela é, consegue transmitir mais segurança e conforto, o que aumenta a sua credibilidade.

Vantagens da personificação da marca

Uma empresa carga e descarga precisa personificar a marca, porque, de acordo com uma pesquisa feita pelo Retail Dive, 70% do público consumidor deseja ter interação humana com as organizações.

Outra pesquisa realizada pela Interativa mostrou que 57% das pessoas se tornam mais fiéis a uma marca humanizada, enquanto 46% recomendam essas empresas para outros indivíduos.

Tudo isso está acontecendo porque o modo como as pessoas consomem mudou, e elas não querem apenas comprar um produto ou serviço, mas consumir marcas que estejam de acordo com suas crenças e princípios.

A personificação da marca ajuda a humanizar a comunicação, estreita laços e cria relacionamentos que promovem a troca e a confiança.

Mais do que estreitar a relação com o público, trabalhar com uma pessoa específica ajuda a padronizar a comunicação em todos os canais usados pela empresa, tanto em materiais impressos quanto em conteúdos digitais.

É assim que uma empresa de colocação de piso laminado consegue criar clientes defensores de sua marca porque eles se identificam com o trabalho e passam a indicar o negócio para outros indivíduos.

Até as estratégias nas redes sociais ganham mais engajamento, porque o público fica à vontade para interagir com contas comerciais quando percebem que estão falando com uma pessoa de verdade.

Além disso, o negócio consegue economizar tempo e dinheiro para criar suas estratégias de marketing e melhorar os processos de vendas.

Tudo isso mostra que se uma escola de maternal 1 e 2 investir na personificação da marca, vai trabalhar com uma estratégia que esteja de acordo com as exigências e com os hábitos de consumo do consumidor moderno.

Considerações finais

A personificação da marca é um passo muito importante para que o negócio seja diferente de seus concorrentes.

É possível fazer isso definindo algumas características simples e observar de que maneira os clientes vão reagir com as interações da companhia.

Ao longo do tempo, ela vai ajustar o que for necessário e aprofundar seus estudos para construir seu próprio DNA, definir sua promessa e criar a voz do negócio.

Esse trabalho constante vai permitir que a organização conquiste mais pessoas e se posicione como a melhor opção em seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 

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