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Como a análise de dados ajuda a tomada de decisões?

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A análise de dados é um processo que envolve examinar, limpar, transformar e interpretar dados com o objetivo de obter informações valiosas. O processo também ajuda a e tente ficar padrões, tomar decisões informadas e extrair conhecimento. 

 É uma parte muito importante da ciência de dados e usada em diferentes campos, como negócios, ciência, pesquisa acadêmica, governo, entre outros.

Seu funcionamento consiste na coleta de dados para em seguida fazer uma limpeza, excluindo informações imperfeitas ou inconsistentes. Depois, eles são reestruturados e formatados para que possam ser analisados.

Na fase da análise, são explorados por meio de gráficos, tabelas e estatísticas descritivas, e em seguida modelados por meio de estatísticas e aprendizado de máquina.

Depois desses processos, a empresa pode interpretar os dados e utilizá-los para suas necessidades, como estratégias de marketing, criação de produtos e serviços, entre outras.

Tudo isso é importante para vários setores e com o avanço tecnológico, saber analisar dados se tornou uma habilidade essencial para profissionais de várias áreas.

Mas além de compreender o conceito, também é necessário saber sua importância, os benefícios que oferece, como contribui com a tomada de decisão, técnicas mais comuns para analisar dados e as ferramentas que auxiliam nesse processo.

Importância da análise de dados

Com base na definição desse processo, já dá para ter uma ideia do porquê ele é tão importante. De maneira mais específica, ele colabora com vários setores e para várias necessidades, como:

  • Tomada de decisão informada;
  • Identificação de padrões e tendências;
  • Economia de recursos;
  • Previsão e antecipação;
  • Melhoria de produtos e serviços;
  • Detecção de fraudes.

Por meio da análise de dados, uma autoescola consegue descobrir quantas pessoas estão interessadas em cnh especial categoria d, entre outras informações relevantes para suas tomadas de decisão.

Ela fornece informações objetivas e baseadas em evidências que colaboram com a tomada de decisão de maneira informada, sendo algo indispensável para qualquer negócio.

Por meio desse processo, é possível identificar padrões e tendências ocultas nos dados e com isso obter insights valiosos. Por exemplo, dentro das empresas, o processo ajuda a identificar produtos mais populares em certas épocas do ano.

Também é uma forma de otimizar o uso de recursos, pois permite a inclusão de alocação eficiente de recursos financeiros, otimização de cadeias de suprimentos e gestão de pessoal.

A análise de dados ajuda a criar modelos preditivos que se antecipam a eventos futuros, algo muito útil na previsão do tempo, previsão de demanda de produtos e previsão de tendências de mercado.

Com base nos dados dos clientes, a companhia consegue aprimorar seus produtos e serviços para atender às necessidades e preferências das pessoas.

Em uma casa de apoio a idosos, o recurso também é excelente para identificar padrões anormais que possam estar relacionados a atividades fraudulentas, como um comportamento incomum no sistema de segurança.

Benefícios da análise de dados

A análise de dados oferece vários benefícios para as empresas, independentemente de seu segmento de atuação. Como falado anteriormente, ela possibilita tomadas de decisão informadas, ou seja, decisões baseadas em evidências.

Também aumenta a eficiência operacional, pois ao analisar processos internos, a corporação consegue identificar áreas de ineficiência e tomar medidas para otimizar processos, economizando tempo e recursos.

A companhia também consegue entender melhor seus clientes em relação aos comportamentos, preferências e necessidades. Como resultado, fica mais fácil segmentar o mercado e oferecer produtos e serviços direcionados.

A companhia também pode usar a análise de dados para identificar tendências emergentes no mercado e ajustar suas estratégias de negócios de acordo com ela. É uma maneira inteligente de manter a relevância e a competitividade do negócio.

As organizações conseguem ter mais previsão de demanda, tudo isso com base em históricos e tendências de seu mercado de atuação que vão permitir otimizar a gestão de estoque e produção.

As estratégias de marketing de um fabricante de suporte para tubulação hidráulica se tornam mais eficazes, isso acontece devido à segmentação de clientes que melhora o direcionamento das campanhas e as torna mais precisas.

A tecnologia também é excelente para identificar oportunidades de crescimento, novos mercados e nichos que podem ser explorados, consequentemente, aumenta-se a competitividade da marca.

Como contribui com as tomadas de decisão?

A análise de dados traz uma visão objetiva e baseada em evidências sobre o ambiente em que a empresa opera. Ao invés de depender apenas de suposições ou intuições, os decisores utilizam dados concretos para compreender tendências, padrões e relações.

O recurso também colabora porque reduz o risco associado às decisões, pois ao examinar todo o histórico do negócio, ele consegue identificar riscos potenciais e as consequências das diferentes ações praticadas no momento.

A análise de dados também ajuda a construir a abordagem personalizada nas tomadas de decisão, usando a segmentação de dados. Ela ajuda a companhia a compreender seu público alvo e a adaptar suas estratégias.

Isso é muito importante para o marketing de uma empresa de limpeza da coifa porque as campanhas e mensagens são direcionadas de maneira mais precisa para grupos específicos de clientes.

Técnicas mais comuns

Existem várias técnicas de análise de dados comuns, considerando os tipos de informações e os objetivos da análise.

Uma delas é a análise descritiva, que como o próprio nome sugere faz a descrição e o resumo dos dados, utilizando informações descritivas, como média, mediana, moda, desvio padrão e gráficos para compreender a distribuição e as características dos dados.

Outra opção é a análise exploratória de dados que envolve a exploração visual e estatística dos dados coletados para identificar tendências, padrões, valores atípicos e relações entre as variáveis.

Um fabricante de divisória parede pode optar pela análise de regressão que modela a relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes, usada para ter mais previsão de identificação de fatores que afetam a variável-alvo.

Outra técnica muito usada é a análise de séries temporais que verifica dados coletados ao longo do tempo, com o objetivo de identificar tendências, sazonalidades e padrões cíclicos nos dados temporais.

Já a análise de cluster passou agrupamento de dados semelhantes em clusters ou grupos, considerando suas características em comum. É uma forma de segmentar os dados e identificar grupos distintos dentro de um conjunto de dados.

Já a análise de componentes principais é uma técnica que reduz a dimensionalidade para identificar as principais características ou componentes que explicam a maior parte da variabilidade em um conjunto de dados.

Também é possível fazer a mineração de dados para descobrir padrões ocultos e informações úteis em um grande conjunto de dados.

Ferramentas úteis

Um fabricante de spray lubrificante alimentício pode contar com várias ferramentas que ajudam na análise de dados, desde uma ferramenta estatística até plataformas de visualização de dados e ambientes de desenvolvimento para aprendizado de máquina.

Uma delas é a Microsoft Excel, uma ferramenta de planilha usada para analisar informações, principalmente quando se trata de um processo simples e descritivo. Sua maior vantagem são recursos gráficos e fórmulas que manipulam os dados.

O sistema R é uma linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento estatístico amplamente utilizado para fazer análises estatísticas, modelagem de dados e visualização, pois possui uma vasta coleção de pacotes para analisá-los.

Outra linguagem de programação versátil e amplamente usada na ciência de dados e análise é a Python. Um fabricante de porta de baia pode utilizá-la porque utiliza bibliotecas como pandas para manipular dados e visualizá-los.

A SQL é uma linguagem de consulta estruturada que gerencia e consulta bancos de dados relacionais, por isso, é essencial para recuperar e manipular dados nos bancos de dados.

Outra plataforma de visualização muito útil é o Power BI da Microsoft que permite criar relatórios interativos e painéis de controle a partir de diferentes fontes de dados.

O Tableau é uma plataforma de visualização que ajuda a criar visualizações interativas e painéis de controle por meio dos dados, além de ser muito útil para comunicar resultados de análises de maneira mais eficaz.

Um fabricante de cortina branca para quarto também pode usar o Jupyter Notebook, um ambiente de código aberto para criar e compartilhar documentos interativos que incluem código, texto explicativo e visualizações.

O SAS é uma plataforma de análise de dados e estatísticas que traz uma ampla gama de recursos para fazer análises avançadas, e além dessas, as empresas podem contar com muitas outras ferramentas.

Considerações finais

A análise de dados é uma ferramenta poderosa que informa e orienta as decisões do negócio, independentemente de seu segmento de atuação.

Ao se basear em informações concretas, os gestores percebem que as chances de sucesso são muito maiores, bem como conseguem reduzir incertezas.

É algo muito útil para as tomadas de decisão, e, justamente por isso, cada vez mais as companhias são orientadas por dados.

O processo traz mais competitividade e permite alcançar novos mercados de tal modo que se podem tomar decisões assertivas e bem direcionadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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