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Instagram e Facebook são as redes sociais preferidas dos usuários da América Latina

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Análise por país mostra variações, como o Youtube que tem preferência entre brasileiros e TikTok com maior impacto entre peruanos

O que faz uma rede social ter mais sucesso em uma região no que em outra? O senso de comunidade é um dos principais fatores, segundo uma pesquisa feita pela LatAm Intersect PR. O estudo mostrou não apenas quais redes sociais as pessoas estão usando para fazer compras, mas também quais redes lhes dão um sentimento de comunidade e pertencimento, e qual a razão disso.

O Instagram e o Facebook são os mais populares em relação a sentimentos de comunidade e pertencimento, com a maior proporção de participantes avaliando o Instagram (34%) como a plataforma cujas postagens têm maior impacto, seguida pelo Facebook (26,8%). São também as plataformas onde os latino-americanos se sentem mais à vontade para compartilhar suas experiências de compras online positivas ou negativas. 28,6% dos consumidores latino-americanos escolheram o Facebook como a plataforma na qual preferem compartilhar seus pensamentos e 23,1% optaram pelo Instagram.

Existem também outras redes sociais que desempenham bem essa função em alguns países, com mais de um em cada dez colombianos (12,6%) e brasileiros (15,4%) usando o WhatsApp como plataforma para comunicar suas experiências de compras online positivas ou negativas.

Por outro lado, existem algumas diferenças entre os países. Por exemplo, muitos brasileiros sentem que o conteúdo do YouTube tem um impacto tão grande sobre eles quanto o Facebook, com pouco menos de um quinto (17,8%) dos brasileiros preferindo o YouTube como a plataforma com o conteúdo que mais os impacta, comparado a uma proporção
ligeiramente maior de brasileiros que escolheram o Facebook (18,4%). Diferentemente dos colombianos que se sentem mais impactados pelo Instagram (40%), seguindo a tendência de outros países quando se trata de grandes redes sociais.

Já os peruanos são os mais propensos a sentir que o conteúdo do TikTok tem o maior impacto sobre eles, com cerca de um sexto (15,9%) dos entrevistados deste país favorecendo a plataforma de mídia social mais jovem, em comparação com uma média de menos de metade (7,6%) desse montante em suas contrapartes regionais.

Enquanto os entrevistados do Chile são mais propensos a sentir que “nenhuma” das principais postagens das principais plataformas de mídia social tem um grande impacto sobre eles, com mais de um em cada dez (12,3%) chilenos se sentindo assim. Um contraponto a isso, aparece em um índice similar a todos os países - são os posts de propagandas das marcas que mais influenciam nas compras de produtos, com uma média de 37% nos seis países onde foi realizada a pesquisa.

Compartilhamento de experiências

Há também muitos consumidores que decidem não compartilhar suas experiências de compras online em nenhuma plataforma, com quase um terço (28,6%) dos consumidores argentinos, por exemplo, respondendo que não usam nenhuma plataforma de mídia social para falar sobre suas experiências positivas ou negativas com a compra de produtos online. Isso não ocorre apenas em um país, pois mais de um quinto (20,5%) dos latino-americanos diz que não usa nenhuma plataforma de mídia social para falar sobre suas experiências de compras online.

Os mais propensos a compartilhar suas experiências de compras online por meio de plataformas de mídia social são os peruanos, com apenas 15,6% dizendo que não usam nenhuma das principais redes sociais para se comunicar positiva ou negativamente sobre suas compras. Sua rede favorita para compartilhar experiências online é o Facebook, com
mais de um terço (37,7%) dos peruanos usando esta plataforma para tais fins.

Os argentinos embora não gostem de compartilhar suas experiências de compras on-line pelas mídias sociais, eles também são a população mais propensa a dizer que 'não seguem nenhuma marca pelas mídias sociais', com mais de um em cada dez (12,6%) argentinos escolhendo essa resposta quando perguntado o que os faz seguir uma determinada marca online.

Ainda há uma proporção igualmente significativa de consumidores argentinos (12,2%) que dizem que ‘sentem que seu senso de pertencimento à comunidade é fortalecido’ quando seguem uma marca e sentem que entendem seus valores e missão. As marcas devem estar cientes de que, embora uma proporção notável de argentinos não expresse seu engajamento online, eles ainda sentem isso quando uma marca comunica sua missão de forma eficaz.

Fonte: Mundo do Marketing


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