Notícias

Notícias

E-mail Marketing: saiba como ele pode aumentar suas vendas?

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O e-mail marketing é uma estratégia que consegue aumentar a proximidade entre a marca e o consumidor. Ele também melhora os relacionamentos e facilita a passagem dos leads pelas etapas do funil de vendas.

Com ele, a organização terá mais facilidade para comunicar promoções, novidades e conteúdos para um público-alvo específico e de maneira personalizada. Esse funcionamento é o que garante bons resultados para os diferentes objetivos.

O e-mail é considerado um dos canais mais utilizados na internet, tendo em vista que os usuários precisam de uma conta para acessar outras plataformas, como as redes sociais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Statista, em 2022, o número de usuários de e-mail no mundo todo chegou a 4,258 bilhões. De 2021 para 2022, o crescimento foi de 111 milhões de novos usuários, e a tendência é que o número continue crescendo.

Tudo isso mostra que fazer marketing por e-mail não é uma estratégia ultrapassada, muito pelo contrário. Ela é muito necessária para que a companhia consiga se relacionar com os consumidores e oferecer suas soluções.

Para entender melhor o assunto, este texto vai mostrar os benefícios do e-mail marketing, sua importância para a empresa, de que maneira ele pode aumentar as vendas e como aplicá-lo.

Benefícios do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que traz vários benefícios para a organização, e entre os principais estão:

  • Baixo custo;
  • Público engajado;
  • Campanhas personalizadas;
  • Nutrição de leads;
  • Geração de receita.

As estratégias tradicionais, como outdoors, anúncios na televisão e propagandas de TV custam caro, por outro lado, o e-mail marketing é mais barato e tudo o que a empresa precisa é de um computador e uma boa estratégia.

Por conta dessa simplicidade, um fabricante de materiais gráficos para eventos tem acesso ao melhor custo-benefício, o que aumenta o retorno sobre os investimentos.

Várias estratégias de marketing, como as campanhas nas redes sociais e os anúncios em outdoors, são voltadas para potenciais clientes que nem sempre estão familiarizados com o negócio.

Com o e-mail marketing é diferente porque as pessoas precisam se cadastrar na lista de contatos da marca para receber as mensagens.

Isso significa que, uma vez que os destinatários estão de acordo em receber os conteúdos, podem ser considerados como um público mais engajado e interessado nos produtos e serviços.

A estratégia também pode ser personalizada, pois a marca pode chamar os clientes pelo nome e com isso criar uma conexão mais pessoal. Isso faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas e conectadas ao negócio.

Os leads que uma empresa de van transporte viagem vai conquistar por meio dessa estratégia podem ser nutridos dentro do funil de vendas. Isso é feito com mensagens pessoais que aumentam as chances de vendas e criam relacionamentos sólidos.

Por fim, com a ajuda de uma chamada para ação, a organização consegue incentivar seus contatos a dar o próximo passo dentro do funil de vendas. Por esse motivo, o e-mail marketing também pode ser usado para vender.

O aumento das vendas gera receita para o negócio, melhora seus lucros e ajuda a organização a crescer sem precisar investir em estratégias mais caras.

Importância do e-mail marketing

O e-mail é um canal de comunicação usado por 87% das empresas B2B (Business To Business) e 79% das empresas B2C (Business To Client). Isso torna a ferramenta muito bem-vinda para as organizações na distribuição de conteúdos.

Esses materiais são essenciais para nutrir os leads, aproximar as relações com os contatos e enviar diversos materiais, como promoções, notícias, novidades, orçamentos, entre outros.

O e-mail marketing também é muito importante devido ao baixo custo do disparo em relação a outras estratégias. Isso gera economia para que a marca possa investir em outras ações que vão colaborar ainda mais com a divulgação dos produtos e serviços.

Como o e-mail aumenta as vendas?

O e-mail marketing consegue aumentar as vendas de um escritório de arquitetura especializado em reformas de restaurantes por meio das seguintes estratégias:

Títulos chamativos

O título é o primeiro elemento com o qual o usuário terá contato, por essa razão, ele precisa ser chamativo e fazer com que o indivíduo se interesse.

A organização pode usar números para prender a atenção do leitor logo no início, fazer perguntas para gerar curiosidade, mencionar benefícios para mostrar as vantagens que o contato terá e usar gatilhos de curiosidade.

Enviar conteúdo informativo

Além do título atrativo, também é muito importante nutrir a base de clientes por meio de conteúdos relevantes e cheios de informação. Mas é importante lembrar que a relevância do material não se atém apenas aos textos.

A companhia pode e deve trabalhar outros formatos, como vídeos e imagens, uma vez que eles trazem informações relevantes do mesmo modo que os textos.

Criar um bom CTA

Além de criar conteúdo de qualidade, um delivery de bateria precisa induzir o leitor a realizar a ação esperada.

Isso é feito por meio do CTA (Call To Action), uma chamada para ação que mexe com a necessidade e as dores dos clientes, além de prometer resolver seus problemas.

Investir em automação

A automação é uma ferramenta fundamental que facilita o trabalho com o e-mail marketing. Ela possibilita envios automáticos e trabalha as mensagens de acordo com a etapa do funil em que o lead se encontra.

Por exemplo, a empresa pode enviar uma nova promoção relacionada a um item que o contato clicou na página de vendas.

Como usar o e-mail marketing nas vendas?

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para aumentar as vendas, mas para que cumpra essa função, precisa ser usado da maneira correta.

Desde o primeiro contato de um fabricante de tela solar motorizada com seus potenciais clientes, é necessário ter em mente as características da persona com quem o negócio está lidando.

Definir a persona é essencial para qualquer ação de marketing, caso contrário, fica difícil ter resultados satisfatórios e converter os visitantes em leads.

Mas além de compreender o perfil de cliente ideal, é fundamental saber em qual etapa da jornada de compra ele está. O negócio deve considerar o canal pelo qual fez a conversão, pois isso ajuda a entender em qual etapa do funil de vendas o consumidor está.

Ao longo de todo o relacionamento, a companhia deve oferecer materiais complementares e alinhados à etapa.

Isso envolve estratégias de personalização que conseguem aumentar as vendas em até 20%. O e-mail é um dos canais que permitem uma comunicação mais próxima, além de permitir o uso de ferramentas de automação.

A fabricante de crachás para imprimir pode usar esse recurso para criar mensagens personalizadas que possuem 29% mais aberturas e 41% mais cliques.

Assim sendo, investir na segmentação dos contatos é uma estratégia primordial para qualquer negócio que queira usar o e-mail para aumentar as vendas.

Lembrando que essa segmentação pode ser demográfica, comportamental ou de interesse para tornar as estratégias mais efetivas.

Outra ação fundamental é criar fluxos de e-mail para criar um relacionamento impactante e ampliar as chances de abertura da mensagem.

O negócio deve ter em mente que a comunicação com o cliente não depende do disparo de um único material, muito pelo contrário, é necessário criar um fluxo de mensagens, personalizadas e segmentadas, compatíveis com o comportamento do lead.

Uma empresa de manutenção preventiva Fiat deve enviar materiais compatíveis com o histórico do consumidor, considerando compras anteriores, downloads realizados, entre outros elementos.

Para trabalhar dessa forma, a companhia precisa de uma ferramenta de automação, e conforme os leads chegam até a base de contatos, a ferramenta realiza o trabalho necessário.

Outra dica importante é seguir as regras do copywriting, pois ele envolve uma escrita persuasiva que convença o leitor a realizar uma ação específica, como clicar na chamada para ação, aproveitar uma oferta, compartilhar um link, entre outras.

As técnicas de copywriting precisam estar presentes em todo o conteúdo, inclusive no assunto, para conquistar o leitor e convencê-lo a agir.

Por fim, um médico obstetra particular que atende em uma clínica pode investir em ações para clientes inativos e que por algum motivo pararam de se relacionar com a empresa.

São pessoas que já conhecem os produtos e serviços e que estão muito adiantadas dentro da base. Essas mensagens são estratégias de fidelização que ajudam a trazer esses compradores de volta e são mais baratas do que conquistar clientes novos.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma estratégia fundamental para qualquer negócio, independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação.

Ele ajuda a se aproximar dos clientes e potenciais clientes, estreitando o relacionamento com essas pessoas por meio de mensagens relevantes e compatíveis com seus interesses.

Por meio de uma ferramenta de automação, a marca consegue elevar a relevância de seus conteúdos, o que melhora as conversões e as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Gostaria de alavancar as suas vendas? A.montano tem uma equipe especializada para te ajudar!

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Nome completo:

Por favor, preencha com o seu nome completo.

Qual o seu melhor e-mail para contato?

Por favor, preencha com um e-mail válido.

Qual o melhor telefone para contato?

Por favor, preencha com um telefone válido.

Website

Por favor, preencha com seu site.

Qual o nome da sua empresa?

Por favor, preencha com o nome da sua empresa.

Qual o seu cargo?

Entrada Inválida

 

Quando pensa em resolver o problema que está
orçando?

Entrada Inválida

 

Qual o tipo de ajuda que você precisa? Conte-nos um pouco do caso que você possui em mãos

Entrada Inválida

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Por favor, preencha com o seu nome completo.
Por favor, preencha com um e-mail válido.
Por favor, preencha com um telefone válido.
Por favor, preencha com seu site.
Por favor, preencha com o nome da sua empresa.
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Image

NEWSLETTER

Preencha os campos abaixo e receba nossos informativos:

ENTRE EM CONTATO

(11) 99298-3010

(11) 2642-2586

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 10h às 17h


 

CERTIFICAÇÕES

Image
Image
Image
Image
Image

SEGURANÇA

Image
Image
Image
Image

OUTROS

Image
Image
Image