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Marketing de Relacionamento: Confira 4 dicas infalíveis

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Entenda a importância de desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento e saiba mais sobre como criar relacionamento com o público

Toda empresa busca por clientes fiéis e que defendam a sua marca. Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre como criar relacionamento com o público. Afinal, é preciso desenvolver uma boa estratégia para criar esse laço com as pessoas e, mais do que isso, garantir que ele seja duradouro, natural e, é claro, saudável e positivo para ambas as partes.

Também, vale ressaltar que um relacionamento, seja ele qual for, exige tempo e paciência. Isso porque conquistar a confiança e a credibilidade de uma pessoa pede por esse cuidado. 

Ainda, apesar de cada pessoa ser diferente, cada empresa ter as suas particularidades e cada relacionamento ser único, existem, sim, algumas dicas que você pode seguir se está em busca de saber como criar relacionamento com o público. E é isso o que vamos te mostrar aqui. 

A importância do marketing de relacionamento 

Primeiramente, é importante compreender que o relacionamento com o cliente é um conceito de marketing que está relacionado com a conexão permanente entre uma companhia e seus clientes, somando todas as interações entre ambos.

Ainda, se você está em busca de saber como criar relacionamento com o público, saiba que de acordo com uma pesquisa feita pela Experian, foi revelado que mais de 70% das empresas dos Estados Unidos que possuem programas de relacionamento com seus clientes recebem retorno real por seus investimentos. 

O estudo foi feito nos EUA. Porém, é algo que podemos aplicar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Isso porque, saber como criar relacionamento com o público e trabalhar o seu marketing de relacionamento apenas trará benefícios para o seu negócio. 

Assim sendo, confira nossas dicas e saiba como usar o marketing de relacionamento de forma assertiva e conquistar de vez os seus clientes. 

Como criar relacionamento com o público? Confira 4 dicas para a sua marca! 

1. Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo para saber como criar relacionamento com o público é conhecer os seus clientes. Ou seja, saber quais são as dores e as necessidades dessas pessoas. Mais do que isso, saber o que você pode oferecer para facilitar a vida deles.

Além disso, busque construir um relacionamento com o cliente desde o primeiro contato. Para isso, é importante conhecer o comportamento dessa pessoa e seu perfil como consumidor.

Assim, é importante contar com um sistema de gerenciamento (como um CRM, por exemplo) em que você possa inserir essas informações e visualizá-las sempre que necessário.  

Nele, você poderá ver dados como nome completo e CPF da pessoa, endereço, preferências, se existiram contatos anteriores com a sua marca (feedbacks, elogios, críticas) entre outros. Também, o histórico de conversões/compras daqueles consumidores que já adquiriram algum produto e/ou serviço prévio do seu negócio.

Ao ter essas informações, você estará mais preparado para começar a desenvolver uma boa estratégia de marketing de relacionamento com os clientes.

2. Use os dados para oferecer um atendimento personalizado

Pois bem, de nada adianta você ter todas as informações sobre o seu consumidor se você não as utilizá-las a seu favor. Por isso, aproveite esses dados para construir um relacionamento mais humanizado e personalizado com essa pessoa.

Chame-a pelo nome, mostre que você se interessa pelo problema dela e que está disposto a ouvir para, somente então, oferecer a melhor solução. Nenhum cliente gosta de se sentir “forçado” a adquirir algo ou de ser tratado como mais um na multidão.

Por isso, para saber como criar relacionamento com o público, aposte na personalização e na eficiência no atendimento. 

3. Crie conteúdos educativos e informativos gratuitos

Para fazer um bom marketing de relacionamento é essencial compreender que você não deverá ficar fazendo propaganda do seu negócio ou falando da sua empresa o tempo todo. 

Lembre-se de que o seu objetivo é aproximar-se do cliente de maneira natural e de criar autonomia e autoridade sobre assuntos relacionados ao seu negócio. Para fazer isso, a chave é apostar na criação de conteúdos relevantes, educativos e informativos e distribuí-los de maneira gratuita. 

Essa ação mostra que a sua marca se importa com o público além das transações comerciais. Além disso, passa a impressão de a sua empresa conhecer bem o assunto que aborda, construindo aos poucos esse vínculo de confiança.

Alguns materiais produzidos podem estar 100% acessíveis na internet apenas com um clique, como é o caso de blogposts e artigos postados em sites e redes sociais. 

Já outros, mais exclusivos, também podem ser gratuitos, mas podem exigir um cadastro do cliente para receber o conteúdo - como e-books, infográficos, pesquisas, videoaulas, podcasts, entre outros. Ao ter esse cadastro do cliente, você terá mais um canal para começar e/ou nutrir esse relacionamento com ele. 

4. Para saber como criar relacionamento com o público, inspire-se nos melhores

Existem diversos exemplos de cases de sucesso de empresas que se saem muito bem ao criar e desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento com os clientes. Busque saber mais sobre elas. Afinal, é sempre possível aprender muito com os melhores players do mercado, independentemente do tamanho da empresa e da área de atuação.

Toda e qualquer empresa que deseja crescer e se destacar deve ter como foco principal a satisfação do cliente. E a criação de um relacionamento com o cliente está muito relacionada a essa satisfação. 

Duas grandes marcas que se destacam por um excelente marketing de relacionamento são a Apple e a Harley Davidson. Ambas se tornaram quase que “religiões” para os clientes fiéis e, quando lançam produtos novos, eles são os primeiros a enfrentarem filas para adquirirem os novos produtos.

Existem muitos outros celulares e computadores por aí, assim como também existem diversas outras motos para serem adquiridas. Mas a Apple e a Harley Davidson construíram, ao longo dos anos, uma sensação de pertencimento para aqueles que adquirem os produtos. Eles sentem-se únicos e especiais. E muito disso é devido ao relacionamento criado entre a marca e os consumidores. 

Pois bem, pensando nesses exemplos bem-sucedidos e em tantos outros que existem no mercado, para e pense: como você também pode criar essa experiência para os seus consumidores? O que será que é possível fazer para fortalecer o relacionamento com eles e torná-los defensores da sua marca?

Fonte: nerdweb


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