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Análise de dados a favor da estratégia do negócio nas redes sociais

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O mercado precisa entender uma dura verdade: não existe estratégia de redes sociais sem análise de dados e metrificação.

 

 

Quando falamos de dados no marketing digital, e especificamente nas redes, estamos tratando-os no mesmo nível que a Comunicação. Ambos andam lado a lado, pois tudo que é produzido e compartilhado só é válido como estratégia para uma empresa se puder ser analisado.

Aproveitar todo o potencial que as redes sociais possuem para gerar insights e infinitos bancos de dados é mais que essencial. Pense comigo: são nas redes que as pessoas expõem seu dia a dia, suas experiências, expectativas, necessidades, desejos e opiniões. São exatamente essas informações que qualquer marca quer entender sobre o consumidor. Os dados estão aí e o acesso é fácil, basta sabermos compilar e utilizá-los de forma estratégica. 

Aí é que entra a necessidade de especialização, ou seja, dos profissionais de Social Media Intelligence.

São esses especialistas que estão por trás de cada post, por mais que eles pareçam despretensiosos. Pode visitar as mídias sociais das grandes empresas e ter certeza que, para cada publicação, houve o trabalho intenso de um time que analisou resultados da página, comportamento do consumidor e cada passo dado pelos usuários durante a experiência naquele espaço.

Tudo isso é feito para entender qual o melhor caminho a seguir nos próximos posts, em uma constante otimização. Os números não mentem. Eles permitem que a comunicação seja assertiva, que surja conexão verdadeira entre marca e seguidores, e que a empresa aproveite as melhores oportunidades para se posicionar.

Para ilustrar ainda mais, olha só alguns dos insights e ações possíveis a partir da Social Intelligence:

  • Estabelecer o perfil do público e as personas do negócio;

  • Compreender quais editoriais geram mais conversa entre marca e seguidores;

  • Captar o sentimento médio dos usuários em relação aos conteúdos;

  • Avaliar quantidade e tipo de menções – positivas, negativas ou neutras – da marca em determinado período;

  • Descobrir quais influenciadores são mais populares com aquele público;

  • Saber qual a taxa de retenção dos conteúdos divulgados.

Essas e muitas outras descobertas estão “escondidas” nos dados das redes sociais. São insights especialmente importantes para as mídias pagas, já que os anúncios devem ser altamente otimizados para render o melhor retorno sobre o investimento. Com os dados observados nos posts orgânicos, já é possível ter uma boa noção do tipo de conteúdo mais aceito pelo público.

Por fim, é preciso ficar claro que cada marca terá suas próprias ações a partir do que for descoberto com o Social Intelligence. Algumas grandes empresas já utilizam esses dados para ajudar no lançamento de novos produtos e serviços, ou mesmo para prever crises e revertê-las a tempo.

O monitoramento constante das redes sociais é como um termômetro com vários indicadores, mas o principal é sempre entender o que está ou não dando certo na comunicação da empresa. 

Fonte: Tecmundo


 

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