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Como a Análise Swot pode te ajudar a elaborar estratégias

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A Análise SWOT ajuda a identificar pontos fortes, fracos, bem como oportunidades e ameaças de um projeto ou do plano de negócios. É uma ferramenta muito útil porque ajuda a equipe a planejar estrategicamente as ações.

 

Também é uma forma de estar sempre à frente da concorrência de mercado e destacar a empresa em seu segmento de atuação.

Muitos gestores e empreendedores procuram estratégias para diferenciar a organização dos concorrentes, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio da Análise SWOT, também conhecida como análise FOFA.

O intuito dessa metodologia é desenvolver um plano estratégico para a organização, em um primeiro momento parece ser algo difícil de colocar em prática. Entretanto, o método é bem simples e pode ser aplicado a qualquer empresa.

Ele serve para quem está procurando oportunidades externas ou suas forças internas, mas para aproveitar o seu potencial e extrair o máximo de benefícios, é fundamental entender um pouco mais sobre o assunto antes de trabalhar com ele.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é Análise SWOT, quais são seus 4 pontos, porque ela é tão importante e como elaborar estratégias com a ajuda da ferramenta.

O que é Análise SWOT?

Análise SWOT nada mais é do que uma estratégia utilizada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa ou projeto. É usada por organizações de todos os portes e segmentos, inclusive organizações sem fins lucrativos.

Muitas pessoas também usam esse recurso para suas vidas pessoais e profissionais, mas, mesmo sendo algo simples, é uma metodologia muito útil para identificar oportunidades de melhorias em relação aos concorrentes.

Com ela, um fabricante de portão de ferro automático pode desenvolver a equipe e a empresa, mantendo-se na liderança e acompanhando as tendências do mercado.

Os 4 pontos da Análise SWOT

Os 4 pontos da Análise SWOT são forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e eles precisam ser dominados por quem vai colocar a matriz em ação.

No ambiente interno estão as forças, que nada mais são do que vantagens que destacam a empresa em relação aos concorrentes, como no caso dos diferenciais competitivos e aptidões.

Elas também estão relacionadas aos procedimentos internos que trazem benefícios ao negócio, além de fatores que estão sob seu controle.

Para determinar as forças da, é necessário saber atividades, produtos e serviços que possuem, a maior vantagem competitiva da marca e o grau de felicidade dos clientes.

O ambiente interno também concentra as fraquezas, ou seja, as características que podem prejudicar ou interferir de maneira negativa no andamento da organização.

Um fabricante de caixa maleta kraft personalizada precisa ser muito sincero na hora de estabelecer suas fraquezas para identificar os próprios efeitos, só assim o método fará sentido.

Elas precisam ser observadas individualmente, pois é dessa forma que os problemas serão identificados. Para identificar as fraquezas é necessário saber por que o concorrente é escolhido ao invés da marca.

Além disso, a organização precisa averiguar se seus funcionários são os ideais para o trabalho e por que os clientes não estão engajados.

Já no ambiente externo estão as oportunidades e ameaças. No caso das ameaças, são as forças externas que influenciam o negócio de maneira negativa. Entre as principais estão:

  • Novos concorrentes;
  • Empresas melhores;
  • Roubo de dados;
  • Catástrofes naturais;
  • Escassez de mão de obra.

Analisar as ameaças é importante para saber quais são os medos da organização, se ela está pronta para lidar com situações adversas, entre outras situações.

Mas o ambiente externo também traz as oportunidades que geram impactos positivos para a organização. Não é possível encontrá-las, mas é possível aproveitá-las, desde que sejam reais e tenham embasamento em estudos e pesquisas.

São situações que podem surgir para uma empresa especializada em fechamento de pia de banheiro em vidro a qualquer momento, e ela precisa estar preparada.

É o caso de parcerias com concorrentes, modismos passageiros que aumentam o consumo do produto, novas leis, mudanças na política econômica, entre outros.

Importância da Análise SWOT

Em relação à gestão, a análise é importante porque traz uma visão ampla do negócio e do mercado no qual está inserido, algo que melhora muito o entendimento de forma geral.

Ao utilizá-la, fica muito mais fácil aplicar o método em contextos diferentes do empreendimento e estabelecer estratégias para diversos setores da companhia.

Nesse sentido, a metodologia também ajuda a identificar problemas, antes mesmo que se agravem, o que otimiza o planejamento estratégico.

Também é um ótimo recurso para identificar oportunidades que passariam despercebidas pelos gestores, e isso favorece a implantação de recursos que fazem a companhia crescer.

É uma ferramenta de baixo custo de implementação e que pode ser aplicada tanto por um grande fornecedor de pedras decorativas para parede de sala quanto por um pequeno negócio na internet.

Empresas que não adotam o método em seu planejamento estratégico não sabem como direcionar o próprio futuro, além de perderem oportunidades de informações relevantes que fazem a marca crescer.

Como elaborar estratégias com a análise

Para fazer a Análise SWOT e aproveitar seus benefícios, é necessário trabalhar o seguinte passo a passo:

Fazer um brainstorm

A primeira coisa a ser feita é reunir a equipe que está trabalhando no projeto para discutir informações e pontos relevantes. O brainstorming é mais indicado porque deixa a conversa fluir livremente para surgirem novas ideias e percepções.

No momento de montar a matriz, as informações coletadas serão resumidas, mas em um primeiro momento, é fundamental fazer essa reunião e levantar propostas realistas.

Analisar os fatores internos

Uma autoescola de carteira para carro e moto precisa conhecer seu negócio de dentro para fora, pois é assim que vai identificar suas forças e fraquezas.

Supondo que a localização da empresa seja um ponto fraco, o gestor pode analisar a possibilidade de mudar a sede, além disso, essas características colocam a organização em vantagem ou desvantagem sobre a concorrência.

Algumas características que podem ser analisadas nas forças e fraquezas são a localização, tempo de mercado, reputação, recursos humanos, recursos financeiros, estratégias de marketing, gestão, acesso à matéria prima, entre outros.

Analisar os fatores externos

Analisar os fatores externos é importante porque as empresas que estão atentas aos movimentos do mercado, da economia e da sociedade em geral conseguem identificar tendências e se preparar.

Entre os elementos que precisam ser avaliados estão os clientes, fornecedores, concorrentes, novos entrantes, substitutos, intermediários e entidades de classe.

Entre os elementos que estão além da empresa é possível encontrar projetos de lei, inflação, crescimento da população, surgimento de novas tecnologias, crenças, escassez de matéria-prima, entre outras situações.

Montar a matriz

Uma confecção de avental personalizado feminino vai montar a matriz para ter uma visão rápida de todas as informações que precisa. O ideal é evitar listas muito longas e selecionar informações mais relevantes.

Nos quadrantes superiores ficam os fatores internos, que são as forças e fraquezas, e nos quadrantes inferiores ficam as oportunidades e ameaças.

Também é importante posicionar fatores positivos, como as forças e oportunidades, nos quadrantes à esquerda, e os pontos negativos, que são as fraquezas e ameaças, nos quadrantes à direita.

Isso ajuda a visualizar o que precisa ser analisado e cruzar as informações para transformá-las em estratégias.

Avaliar a viabilidade

Depois de construir a matriz, uma empresa de laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade consegue chegar a algumas conclusões.

Uma delas é averiguar se o projeto idealizado é viável diante das fraquezas e ameaças, isso porque a matriz serve de alerta para mostrar quando não é o momento de tirar uma ideia do papel, visto que algum ponto pode atrapalhar.

Se for uma característica interna, a organização pode adotar medidas para resolvê-la, agora, se for uma questão externa, é possível tentar se adaptar ou adotar medidas que vão reduzir os impactos para o negócio.

Transformar a análise em estratégia

A organização só vai criar estratégias com base na Análise SWOT depois que ela estiver pronta. Basicamente, as forças devem ser potencializadas, enquanto as fraquezas são controladas ou corrigidas.

Uma escola que oferece curso MOPP e carga indivisível online deve aproveitar as oportunidades e as ameaças precisam ser minimizadas.

Considerações finais

Trabalhar com a Análise SWOT é muito importante para que as organizações possam conhecer sua própria realidade e o mercado em que atuam, podendo assim definir estratégias compatíveis com suas forças e fraquezas.

Além do mais, terão facilidade para aproveitar as oportunidades e lidar melhor com as ameaças. Isso faz o negócio crescer e acompanhar as tendências e o segmento de atuação com mais facilidade.

O resultado de tudo isso é uma gestão estratégica bem elaborada, além de projetos que conseguem alcançar o sucesso rapidamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


 

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