O marketing sazonal é um tipo de estratégia que precisa estar sempre presente na rotina de varejistas que querem vender mais que a concorrência
O setor do varejo sempre foi movido por datas de concentração de consumo, quando muitas pessoas fazem compras ao mesmo tempo por determinado motivo, impulsionando o marketing sazonal. Bons exemplos são Natal, Black Friday e Dia das Mães. Nos últimos anos, comemorar as datas sazonais se tornou um elemento muito importante para o sucesso do segmento e, para isso, a construção de campanhas publicitárias de sucesso é fundamental.
O marketing sazonal é um tipo de estratégia que precisa estar sempre presente na rotina de varejistas que querem vender mais que a concorrência. Tais ações em datas especiais são ótimas oportunidades de estar em contato com o cliente, conhecer mais as necessidades de seu público, preparar ofertas atrativas e aumentar o faturamento.
Para aproveitar essa estratégia, planejamento é fundamental. Olhar para as datas com antecedência permite avaliar as possibilidades, criar uma programação bem estruturada, realizar ajustes, garantir uma boa divulgação e não perder nenhuma oportunidade. O primeiro passo é criar um cronograma, mapeando as datas que fazem sentido para o seu nicho de atuação e depois é seguir com metas e muita criatividade! Veja aqui cinco dicas para construir campanhas certeiras!
Gestão do estoque
Para o sucesso das ações de marketing em datas especiais, é fundamental ter um volume de produtos certo para atender à demanda que surgirá, mas sem sobrarem muitos produtos depois. Ou seja, o suficiente para não faltar e não ter mercadorias paradas. E, mais importante do que garantir essa gestão eficiente é escolher as ofertas certas para a demanda do público em cada data.
Preparação da equipe
Assim como o estoque, a equipe de vendedores precisa estar preparada para oferecer um atendimento diferenciado em épocas sazonais. É necessário ter abordagens específicas, saber as regras das promoções envolvidas, entre outros treinamentos para as datas, em busca de melhores resultados. Definir metas pode ser uma boa medida a fim de manter os colaboradores engajados.
Foco na identidade visual
A divulgação tem papel de destaque em datas comemorativas, por isso toda a comunicação deve ser pensada de forma estratégica. Tudo precisa estar alinhado entre si e destacar a mensagem certa, desde vitrines personalizadas, banners, adesivos, displays, saias de gôndola, até o conteúdo e as artes para as mídias sociais. Tudo ajuda a chamar a atenção dos clientes e a gerar um impacto positivo e coerente com o plano.
Jornada completa
Das vendas até a entrega e as formas de pagamento, é preciso ter opções presenciais e online. Fazer o cross das plataformas é fundamental para garantir uma jornada mais completa que atinja o maior número de clientes dentro do seu fit.
Aproveitar datas menos conhecidas
Além dos dias mais óbvios, existem diversas opções criativas para trabalhar as campanhas de um negócio. Hoje, os consumidores estão cheios de informações e buscam diferenciais que vão além do tradicional. Algumas dicas de datas são: mudanças
Fonte: Meio e Mensagem
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