Chat GPT é uma ferramenta que tem dado o que falar e despertado o interesse e a curiosidade de muitas pessoas. Ela começou a funcionar há pouco tempo, mas já conquistou usuários no mundo todo.
Atualmente, é considerado o aplicativo com o crescimento mais rápido da história, mas suas funções têm gerado muitas discussões, porque é uma ferramenta que pode transformar o mercado de trabalho, a educação e a sociedade.
Mesmo com o lançamento recente, ficou claro que o ChatGPT é capaz de criar textos simples e automatizar várias tarefas do dia a dia. Mas já deu para perceber que existem outras possibilidades de aplicação que levantam muitos debates.
Muitos estudiosos e especialistas, assim como cidadãos comuns, colocam em pauta quais são os limites éticos do uso de inteligência artificial, principalmente em uma ferramenta que ameaça tantos profissionais.
Mas antes de se assustar ou acreditar que a tecnologia vai substituir o ser humano, é interessante compreender um pouco mais sobre o assunto.
Este artigo vai explicar o que é ChatGPT, quais são os benefícios dessa ferramenta, quais riscos ela apresenta para o mercado corporativo e os cuidados importantes que as pessoas precisam ter com a tecnologia.
Conceito dessa ferramenta
ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é uma ferramenta baseada em deep learning (aprendizagem profunda), recurso considerado como uma das vertentes da inteligência artificial.
Para funcionar, a plataforma usa um algoritmo que se baseia em rios neurais para estabelecer uma conversa com o usuário, processando uma grande quantidade de dados.
Uma lavanderia de roupas perto de mim pode usar o ChatGPT porque ele se apoia em exemplos de linguagem humana, podendo compreender o contexto das solicitações dos usuários, respondendo às demandas de maneira precisa.
É uma ferramenta que foi desenvolvida em 2019 pela OpenAI, que até então funcionava como um laboratório de pesquisas em inteligência artificial.
Pontos positivos de sua utilização
Um dos maiores benefícios do ChatGPT é o fato de ter capacidade de processar uma grande quantidade de dados em tempo real, respondendo rapidamente às perguntas dos usuários.
O sistema também é benéfico porque consegue se adaptar às necessidades das pessoas, além de ser fácil de acessar. As empresas também podem integrá-lo a outras plataformas de dispositivos para que seja uma solução conveniente e versátil.
É um ótimo recurso para automatizar tarefas repetitivas para que os profissionais possam se concentrar em atividades complexas, estratégicas e mais importantes. É por isso que para as organizações a ferramenta é valiosa e melhora o atendimento ao cliente.
Utilizá-la ajuda a diminuir o tempo de espera, fazendo com que os consumidores se sintam mais satisfeitos. No atendimento ao cliente de uma autoescola especializada em aula particular de volante para habilitados, o ChatGPT vai esclarecer dúvidas diversas.
Aliás, a plataforma pode ser usada por empresas dos mais variados segmentos de mercado, tais como:
- Educação;
- Saúde;
- Finanças;
- Comércio;
- Indústria.
Para os gestores, é um excelente recurso que gerencia compromissos e tarefas, como agendar reuniões e enviar solicitações.
Riscos que ocasiona ao mercado corporativo
Milhões de pessoas no mundo todo aderiram à ferramenta de tal maneira que se chegou aos surpreendentes 100 milhões de usuários apenas em janeiro de 2023, e isso fez com que passasse a ser considerado como o de maior crescimento nos últimos 20 anos.
Para se ter uma ideia, outros apps relevantes, como TikTok e Instagram, demoram entre 9 meses e 2 anos para alcançarem os 100 milhões de usuários.
A grande quantidade de pessoas que começaram a usar o recurso e só notória relevância no mundo todo fez com que a sociedade começasse a se preocupar, e alguns especialistas começaram a prever riscos em relação ao uso indevido.
A maior preocupação está justamente com a eficiência apresentada pela plataforma, visto que consegue gerar conteúdos que induzem as pessoas ao comodismo, prejudicando a criatividade.
O recurso consegue escrever um texto, por exemplo, sobre o funcionamento de uma empresa de entrega de documentos, e embora não tenha a mesma profundidade de um material criado por uma pessoa, traz informações suficientes.
O que acontece é que essa comodidade pode reduzir o senso crítico do ser humano em relação à veracidade das informações, visto que existem muitos casos em que o ChatGPT incluiu informações improcedentes nos conteúdos.
Criar materiais apenas com essa ferramenta pode inibir a capacidade criativa do ser humano, além de levantar questões preocupantes sobre os direitos autorais.
Isso porque a plataforma utiliza livros, artigos acadêmicos e publicações da internet para gerar os conteúdos, mas não tem a menor preocupação em citá-los na produção.
O uso da obra de qualquer autor demanda autorização expressa e ele precisa ser referenciado, assim, não se perde o direito autoral que é conferido na Constituição.
Uma empresa de licenciamento ambiental pode usá-lo para melhorar o atendimento ao cliente, visto que existem diversas possibilidades de aplicação.
Entretanto, também são várias as implicações do chat e podem afetar direitos fundamentais, por essa razão, é urgente que exista uma regulamentação para o desenvolvimento e funcionamento desse recurso.
Essa necessidade fica ainda mais evidente quando se trata do uso de dados disponíveis na internet, e em abril de 2021, a Europa já havia sugerido a implementação de regulamentação para a inteligência artificial.
A intenção é buscar um consenso sobre a regulamentação e tentar aprovar o texto ainda em 2023. Mesmo que a tecnologia esteja presente na vida dos usuários para facilitar várias tarefas, é preciso ter atenção em seu uso.
Isso é importante para não ferir os direitos alheios, algo que pode acontecer, mesmo que não seja uma intenção.
Cuidados a se tomar com o ChatGPT
Um fabricante de divisória de madeira para escritório pode usar o ChatGPT de várias maneiras, mas independente de qual seja a necessidade de uso, existem alguns cuidados fundamentais.
A princípio, ele pode ser usado para criar conteúdos na internet, descrever produtos, ajudar no suporte ao cliente, escrever músicas, poemas e peças, além de escrever artigos e teses de vários tipos.
Só que mesmo com tanta capacidade, a plataforma possui muitos pontos negativos que merecem atenção, como no caso dos erros.
Embora seja um recurso inteligente, comete diversos erros e os próprios desenvolvedores já falaram sobre essa situação. Ele consegue oferecer boas respostas, mas também comete muitos equívocos.
O usuário também deve ter em mente que o ChatGPT oferece apenas um ponto de vista, só que é fundamental conhecer outras visões sobre o mesmo assunto para formar uma opinião madura.
Outro ponto relevante é compreender que o chat não é um ser humano, então pode falhar e apresentar vários problemas, além do mais, não possui consciência sobre aspectos éticos e morais.
Na hora de produzir um conteúdo sobre conserto de prensa hidráulica, ele não possui a mesma capacidade de um ser humano, e isso fez com que surgissem vários relatos de conteúdos racistas e sexistas.
É fundamental compreender que se trata de uma plataforma baseada em inteligência artificial, com capacidade de absorver o pensamento humano, o que inclui os pontos negativos.
Assim sendo, toda vez que alguém solicitar um conteúdo para o ChatGPT, precisa se certificar de que o texto não está sendo preconceituoso de alguma forma.
Se o usuário fizer uma pergunta delicada ou perigosa para a plataforma, ela simplesmente pode não responder, mas também existem casos em que ela traz uma explicação, mas se isenta totalmente da responsabilidade.
Perguntas sobre qualquer assunto, por exemplo, vaso cachepot com suporte, podem receber respostas ambíguas, desatualizadas ou genéricas, uma vez que ele é alimentado com dados de até 2021.
Diante disso, o ideal é procurar outras fontes de informação para confirmar os fatos, principalmente quando se trata de notícias ou de escrever sobre alguma coisa importante.
De qualquer forma, a ferramenta é muito útil para agilizar a produção de conteúdos, mesmo assim, esses materiais precisam de alguém para melhorá-los, complementá-los, confirmar as informações e revisá-los.
É um recurso muito útil no atendimento ao cliente de franquias baratas construção civil, e para outras tarefas que fazem parte do dia a dia das organizações.
Tomando os cuidados necessários, a ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa e vai colaborar muito com os afazeres cotidianos.
Considerações finais
O ChatGPT é um recurso que está dando o que falar, afinal parece assombroso que um aplicativo seja capaz de conversar com as pessoas, trazer respostas para suas perguntas, criar textos e até escrever um poema totalmente do zero.
Aos poucos, o ser humano vai se acostumando com sua presença e aprende a utilizá-lo a seu favor, e, mesmo que tenha assustado alguns profissionais, o que se vê é que ele não veio para substituí-los.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Gostaria de alavancar as suas vendas? A.montano tem uma equipe especializada para te ajudar!
Entre em contato e tire suas dúvidas!