Target é mais um termo muito usado no universo do empreendedorismo e entre os profissionais de marketing, e compreender seu conceito é fundamental para que as estratégias de divulgação, vendas e comunicação possam ter um bom resultado.
A relação de compra e venda entre marcas e consumidores mudou muito nos últimos anos, e as organizações logo perceberam a necessidade de conhecer melhor seu público para levar uma solução personalizada.
Não é fácil convencer as pessoas a comprarem um produto ou serviço como era antigamente. Antes da internet e da era da informação, uma propaganda na TV bastava para convencer o consumidor.
Só que isso mudou muito, pois na internet é possível saber mais sobre as empresas e o que elas oferecem, assim como a opinião de outros clientes. Soma-se a isso a procura do público por soluções personalizadas.
Desde o primeiro contato entre o consumidor com a empresa até a compra do produto ou serviço e as estratégias de pós-vendas, tudo precisa ser personalizado e estar de acordo com as expectativas e características da audiência.
O target entra justamente aqui, e este artigo vai explicar seu conceito, a importância que tem para os negócios e o que fazer para definir o target da marca.
Target: definição e conceito
Muitas pessoas acreditam que o target de uma empresa é seu público-alvo, mas é um engano se prender a esse simples conceito. Na verdade, ele também está relacionado aos objetivos que o negócio quer alcançar com suas ações e estratégias de comunicação.
Os profissionais de marketing, assim como os gestores de empresas, precisam conhecer bem esse conceito, pois ele ajuda a compreender melhor o negócio para estabelecer um objetivo.
Nesse processo, as pequenas franquias lucrativas precisam estudar caminhos para chegar ao que se pretende e como fazer um planejamento estratégico desse caminho, além disso, também precisam saber com quem vão se comunicar.
O mercado possui perfis de clientes distintos e cada um tem suas próprias necessidades individuais. Na hora de definir o perfil, existem vários aspectos que precisam ser considerados, como:
- Idade;
- Gênero;
- Escolaridade;
- Renda;
- Localização;
- Estilo de vida.
Essas e outras informações são muito importantes, mas nem sempre o público-alvo é o público consumidor. Não é fácil responder sobre isso porque um mesmo mercado pode ser tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Também existem casos onde existe um decisor que pode não ser a pessoa que vai consumir o produto, então é fundamental estudar os casos individualmente para só então determinar quem é o target da comunicação.
Importância de conhecer o target
Para uma empresa de ltcat esocial, definir seu público-alvo foi um dos primeiros passos na hora de planejar o negócio, mas ao longo de sua existência, essa definição continua sendo fundamental para o sucesso.
Durante o planejamento das estratégias de marketing, tanto online quanto física, fazer essa identificação também é imprescindível, pois só assim é possível conhecer o perfil do público, compreender suas necessidades e como o produto consegue atendê-las.
A companhia precisa compreender o segmento para saber qual é o posicionamento e a atuação do negócio, além de ser algo determinante para elaborar as estratégias de comunicação.
Sem o target, as estratégias de marketing e o próprio relacionamento com o cliente podem ficar comprometidos. No momento de fazer o planejamento, é fundamental entender que existem diferentes tipos de clientes e cada um tem suas necessidades.
Isso mostra a necessidade de detalhar informações como idade, renda, aspectos geográficos e comportamentais, bem como hábitos, desejos e outras preferências.
O ideal é definir pelo menos 4 possíveis perfis de clientes por que assim a marca vai conseguir impactar cada um deles no momento de compra em que está, o que pode ser aquisição ou conversão, considerando o tipo de solução oferecida.
Durante essa fase, um fabricante de prensa enfardadeira vertical precisa considerar que o público que precisa ser atingido nas ações de marketing não é apenas aquele tipo de pessoa que o negócio acredita ser o consumidor final.
É necessário atingir todos aqueles que podem pertencer a audiência e que de alguma forma decidem sobre compra. É muito importante pensar antes de começar a produzir qualquer conteúdo, pois isso aumenta a assertividade e melhora os resultados.
As estratégias de marketing precisam atingir o target, mas ir além para impactar os possíveis tomadores de decisão. Um exemplo disso é um fabricante de brinquedos, pois embora seu produto seja para as crianças, são os pais que decidem a compra.
Fazer essa definição e trabalhar com estratégias de marketing bem elaboradas ajuda a fazer uma boa divulgação, independentemente da plataforma escolhida pelo negócio.
Definindo-o
Uma empresa especializada em manutenção de fachada de vidro varanda já sabe que é fundamental definir o target, mas para fazer isso, precisa seguir alguns passos importantes, como:
Usar dados reais
As estratégias não vão funcionar se a empresa escolher um target baseado naquilo que acredita ser certo. Trata-se de um erro muito comum, mas que atrapalha o planejamento.
O negócio corre o risco de criar soluções que não vão ressoar no mercado, e é justamente por isso que definir o target exige muita pesquisa.
A organização precisa ter acesso a dados reais para só então compreender seu público e tomar uma decisão mais assertiva.
Analisar o mercado
Muitos empreendedores cometem o erro de criar um produto antes de saber se ele é realmente necessário e se realmente existem pessoas que possam se interessar.
Bons empreendedores são aqueles que fazem o caminho contrário, ou seja, primeiro eles identificam uma oportunidade e só depois criam produtos, serviços e estratégias.
Um fabricante de divisória vidro jateado precisa olhar para o mercado por meio de pesquisas sobre os consumidores e o que eles necessitam, além de compreender os concorrentes e quais segmentos já a tendência público.
São dados que ajudam a identificar ótimas oportunidades, assim sendo, definir o target representa uma oportunidade para o negócio para que possa estudar o mercado antes, identificar segmentos que não são atendidos e desenvolver uma solução para eles.
Ser específico
Ao contrário da persona, o target é um pouco mais amplo e genérico, em vista disso, o melhor a se fazer é detalhar ao máximo as características do público, apegando-se a fatores tangíveis e que realmente vão orientar as estratégias da empresa.
Todas essas etapas de segmentação, como geográfica, comportamental, psicográfica e demográfica, vão ajudar a criar uma descrição completa sobre o indivíduo que vai se interessar pelos produtos e serviços.
Conhecer o negócio e o produto
Uma empresa de portaria vigilante patrimonial deve olhar para o mercado, mas também precisa conhecer a si mesma. Todo gestor deve saber como é o funcionamento do negócio e as soluções que ele oferece.
É algo fundamental para que tudo esteja alinhado às oportunidades do mercado, e para fazer essa definição, o primeiro passo é saber qual é a proposta de valor da marca e de seus produtos.
A empresa também deve pensar nos motivos que as pessoas têm para comprar suas soluções, quais são os problemas que elas resolvem, se resolver esses problemas é realmente relevante e os benefícios que o produto entrega.
Uma marca de motor de partida vai conseguir entregar proposta de valor se oferecer uma ideia transparente, clara e concisa sobre o modo como a organização contribui com o consumidor.
Segmentar o mercado
Quando a organização já tem um panorama sobre seu mercado de atuação, quem é o consumidor e conhece bem seu produto, poderá definir as bases para segmentar o mercado.
Isso é feito considerando variáveis geográficas, comportamentais, psicográficas e demográficas para começar a traçar o perfil do público que vai consumir os produtos e serviços.
Selecionar um segmento-alvo
Depois de fazer essa segmentação, fica mais fácil definir o target da empresa, e essa definição é fundamental para determinar as características que precisam ser do conhecimento da equipe e que devem ser acessadas sempre que necessário.
Um consultório de homeopatia para cachorro agitado pode trabalhar com mais de um segmento, mas, para isso, deve-se desenvolver estratégias específicas para cada um.
Além do mais, quando a marca possui vários produtos em seu portfólio, cada um deve ser direcionado para um segmento distinto.
Considerações finais
O target é muito mais do que uma descrição sobre as características dos consumidores, uma vez que para funcionar, é necessário fazer muita pesquisa e ter um olhar apurado sobre o mercado.
Somente dessa forma é possível encontrar boas oportunidades e impactar o público certo para o sucesso das estratégias, aumento das vendas e melhoria nos lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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