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E-mail marketing para fim de ano: 5 estratégias para vendas

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Não deve ser novidade nenhuma para você que o final do ano é um período importante para vendas, principalmente, para vendas em e-commerce. As campanhas de marketing auxiliam a ampliar os resultados em uma época em que consumidores já estão dispostos a fazer compras, e uma dessas ações é o e-mail marketing para fim de ano

Mas, quando falamos sobre fim de ano, é importante considerar datas que vão muito além do Natal. Vale lembrar que a Black Friday e a Cyber Monday, por exemplo, também acontecem no final de novembro, quase dezembro. 

Logo, desde que essas datas entraram no calendário do Brasil, elas devem ser sim consideradas em uma estratégia de e-mail marketing de fim de ano. 

Comece pela captação de leads

Antes de entrarmos nas dicas sobre os tipos de e-mail marketing para fim de ano que você pode enviar, é importante que você use essa fase do ano para capturar mais leads para suas estratégias a curto, médio e longo prazo.  

Durante os períodos que antecedem as datas como Black Friday e Natal, os potenciais clientes têm maior probabilidade de se inscrever em uma lista de e-mails que promete, por exemplo, avisar em primeira mão sobre as ofertas que serão anunciadas especialmente para essas datas. 

Logo, prepare sua estratégia com antecedência, levando os usuários para landing pages que tem como objetivo converter visitantes em leads.

Crie um conteúdo e uma chamada para ação que seja relevante, organize o formulário de inscrição com informações que vão ajudar você a oferecer um conteúdo relevante para o cliente e invista em estratégias de atração para levar usuários até essa página de conversão, entre elas:

Lembre-se de organizar seu calendário para iniciar essa etapa da campanha de vendas de final de ano no período certo. 

Os consumidores iniciam suas pesquisas por preço semanas antes (alguns até meses antes) da data, e sua empresa pode aproveitar esse movimento para aumentar a base de leads e, posteriormente, realizar as ações de e-mail marketing. 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo, “Como criar uma landing page para gerar mais conversões”. 

Tipos de email marketing para fim de ano

Algumas questões devem estar presentes em todas as campanhas de e-mail marketing, entre elas a atenção especial para a segmentação dos contatos. Toda campanha deve priorizar a personalização das informações, garantindo que cada lead receberá o conteúdo que mais atende suas demandas e necessidades. 

Por isso, ao aplicar as dicas abaixo, indicamos que considere sempre a persona da sua empresa e suas demandas. 

Dito isso, seguimos para os tipos de e-mail marketing para fim de ano. Confira!

1. Promoções e descontos especiais

Durante o final do ano, especialmente na Black Friday, seus clientes estão em busca de descontos e promoções. Por isso, esse tipo de e-mail é a principal estratégia para esse período do ano. 

Entre os principais tópicos que podem ser tratados por seus e-mails estão:

  • descontos realmente atrativos;
  • vantagens como frete grátis;
  • entrega rápida.

Esses três elementos vão destacar seu negócio e ampliar a competitividade da sua marca.

É importante que, na fase de planejamento, você negocie com fornecedores e prepare sua logística e estoque para isso, mas vale a pena. 

Crie e-mails atrativos, que estejam focados em apresentar descontos e opções para o  cliente adquirir os produtos que desejar.

No exemplo acima, o cliente tem acesso a vários setores com descontos interessantes. Uma outra opção, caso você já tenha um histórico dos pedidos do cliente, pode fazer um e-mail especialmente voltado para os itens que o cliente já comprou ou para itens similares. 

Por exemplo, uma loja de sapatos percebe que o cliente compra muitos sapatos de salto baixo, pode enviar um e-mail marketing de final de ano especial, com outros produtos que seguem o mesmo estilo. 

Lojas de roupas de criança, podem enviar e-mails de acordo com o gênero da criança, que pode ser identificado por meio dos históricos do pedido.

Essa personalização pode ser feita por meio de softwares de automação de marketing

Como uma campanha de e-mail marketing de fim de ano não é composta por apenas um e-mail, o fluxo de comunicação com os clientes pode incluir mensagens amplas, com ofertas variadas (como o exemplo acima) e também mais segmentadas de acordo com informações preenchidas na landing page ou de acordo com o histórico do cliente. 

2. Se comunique com clientes inativos

O e-mail marketing de final de ano é uma boa “desculpa” para voltar a se relacionar com clientes inativos e trazê-los de volta para a sua marca.

É importante, entretanto, criar estratégias específicas, com e-mails personalizados para esse público, para que ele sinta que você “lembra” dele e que ele é importante. 

Não se esqueça de criar um fluxo de automação especial para esse grupo de pessoas, afinal, eles já conhecem sua empresa e – espero eu – que confiem nela. 

Uma dica é fazer uma campanha de pré Black Friday ou pré Natal exclusivamente para quem já está na sua base. Essa pode ser uma oportunidade de antecipar as compras (e vendas). 

3. Mantenha um bom fluxo de e-mail transacionais

Comunicar seus clientes sobre o estágio das compras parece algo simples, mas é muito importante, principalmente, quando estamos lidando com novos clientes (que ficam temendo algum risco). 

Por isso, nessas épocas, invista em uma boa carga de e-mails transacionais – sem se tornar chato (é claro). 

Avise sobre confirmação de pagamento, despacho na transportadora, mudança de localização da mercadoria, em que cidade ela acabou de chegar e por aí vai. 

Tudo isso vai ajudar seu cliente a ficar tranquilo e a ter uma melhor experiência de pós-compra com a sua empresa. 

4. Tente incentivar uma nova compra

Com boas estratégias de marketing, durante o final de ano, é provável que você receba muitos novos clientes, e a dica é não parar de se relacionar com eles.

Com o fim das festas de final de ano, inicie campanhas de e-mail marketing que tenham como objetivo criar relacionamento com os leads.

Use esse canal de comunicação para oferecer produtos relacionados aos já adquiridos, compartilhe conteúdos relevantes por meio desse canal. 

Essa é uma forma de aproveitar ao máximo os clientes que vieram por meio de promoções, por exemplo, fidelizando esses contatos e aproveitando os benefícios que a retenção traz para a empresa.

5. Ative uma campanha para converter carrinhos abandonados

Os carrinhos abandonados são grandes “vilões” do e-commerce e é interessante que você mantenha uma campanha ativa para tentar convertê-los. 

É bastante comum, no final do ano, que o consumidor monte carrinhos em diferentes empresas e continue pesquisando por outras ofertas que podem apresentar melhores oportunidades. 

Nesse caso, mostre para o cliente que a sua oferta é a mais interessante. Use o e-mail marketing de fim de ano para lembrar o cliente sobre o carrinho e ainda oferecer um “bônus”. 

Uma opção cada vez mais usada é o cashback, quando você devolve parte do dinheiro para que o cliente possa usar em outro momento.

Um ponto positivo, além do incentivo à venda, é  a possibilidade de fazer o cliente voltar e fazer uma nova compra.

Além do cashback, outros argumentos são frete grátis, mais descontos e mais. 

E aí, curtiu as ideias de e-mail marketing para fim de ano? 

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O material é gratuito e ideal para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

Conheça também a LAHAR, uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias. 

Fonte: Lahar Blog


Se um dia você achou que o e-mail marketing é algo antigo, ou que as pessoas só usam para conversar sobre o trabalho, você está muito enganado. Assim como foi mostrado durante toda a matéria, existem muitas maneiras de você chamar a atenção do seu cliente por meio da caixa de e-mail. Se a sua marca tem presença principalmente em ambientes digitais do cotidiano de seus clientes, mais chances ela tem de captar mais pessoas interessadas pelos seus produtos e, posteriormente, converter em vendas no final do ano - o que é uma grande vantagem, já que as vendas crescem nessa época.

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