Notícias

Notícias

Trends: diferenças geracionais e marketing

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Grupo geracionais têm características específicas, assim como comportamentos distintos.

Para atingir um público-alvo, profissionais demarketing devem conhecer os valores e anseios de cada geração, incluindo uma linguagem que conversa e apresenta soluções de acordo com suas necessidades.

É possível vender um mesmo produto com abordagens diferentes.

Se uma geração preza mais por design e imagem, e outra por durabilidade e qualidade, a comunicação pode destacar esses pontos.

Segundo relatório do Edelman Trust Barometer 2022, batizado de A nova dinâmica da Influência, 59% das pessoas que têm entre 15 e 30 anos dizem estar envolvidas em causas sociais e políticas. Considerar essa informação em qualquer estratégia é o que fará a diferença entre uma campanha bem-sucedida e outra que não atinge o consumidor.

Levar em conta também as plataformas mais usadas de cadageração, conhecendo onde os leads se sentem mais confortáveis, promovendo diversos pontos de contato com o público, em vários canais, utilizando, inclusive, vozes influentes que falam “a mesma língua” com determinado grupo, é criar um planejamento de marketing que se baseia em estudos, portanto, que entende o seu consumidor e o que ele deseja.

Criação de conteúdo requer pesquisa

Atualmente as pessoas estão muito mais interessadas em transparência e credibilidade. Marketing de autoridade só alcança seu público se a estratégia levar em consideração que as diferentes gerações anseiam por distintas informações. O que faz muito sentido para um grupo de pessoas, não faz para o outro.

Isso não quer dizer que a interdisciplinaridade não seja bem-vinda, pelo contrário. Uma ação bem construída pode fazer, inclusive, com que as diferentes conversas atinjam os valores de vários grupos, despertando o interesse de uma geração em relação à outra.

Umacampanha recente, de uma famosa marca americana, misturou estrelas jovens com mulheres icônicas como Julianne Moore e Diane Keaton. O intuito foi mostrar que ambas gerações compartilhavam a mesma mentalidade acerca da importância da atemporalidade de certos estilos de roupas.

Não é muito difícil adivinhar que o sucesso veio na velocidade de um post viralizado.

Celebrar a diversidade e mostrar que uma geração não se comporta como, por anos, foi estigmatizada, é revitalizar a informação, estar atento a contemporaneidade e, por incrível que pareça, inovar e criar estéticas modernas.

Internamente, as agências de marketing não podem, de maneira alguma, ignorar a representatividade.

Se por um lado profissionais jovens trazem novidades, energia e ideias para campanhas, por outro lado, eles ignoram muitas vezes os maiores de 50 anos o que faz com que a maioria não sinta afinidade com marcas que poderiam facilmente sentir.

 A juventude não desaparece à medida que envelhecemos e experiência significa eficácia e resoluções inteligentes.

Oportunidade é a palavra-chave para atingir diferentes gerações.

 

Para isso é necessário agir buscando conquistar a confiança por meio de conteúdo, com objetivos claros, que não negligenciam dados demográficos.

Idosos já atingiram a maioridade nas mídias sociais e nativos digitais dominam a maioria das ferramentas disponíveis.

Entender as diversas gerações implica valorizar as histórias e promover experiências.

Ótimas soluções não acontecem como passes de mágica, mas com pesquisa e criatividade para atender às demandas e dominar as ferramentas.

A dica é se orientar pelas diferenças geracionais, pelas semelhanças das gerações e conversar com todas, sem pré-conceitos nem adivinhações.Bons frutos darão em qualquer estratégia que preze pelo respeito e compreensão das diversas faixas etárias.

*Alexandre Loures e Flávio Castro são sócios do Grupo FSB

Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a EXAME. O texto não reflete necessariamente a opinião da EXAME.

Fonte: EXAME


De fato, o marketing vive em transformação, mas o mundo e as exigências das pessoas/consumidores também têm grande impacto e também está em constante mudança. Para que as marcas conquistem novos clientes, desde os mais novos até os mais velhos (que também já estão presentes nas mídias, como foi dito anteriormente), é importante se adaptar às novas linguagens, ou melhor dizendo, falar a mesma linguagem desses públicos. Depois que é estudado sobre quem é o seu público-alvo, os canais e seus costumes, fica mais fácil de elaborar estratégias de marketing e comunicação. A Agência A.Montano é especializada em serviços onde são feitas pesquisas sobre a sua empresa (isso inclui os seus públicos), para ampliar a comunicação entre MARCA x CLIENTE.

É hora de transformar e acompanhar o público que está na mídia, faça o seu orçamento!


 

Gostaria de alavancar as suas vendas? A.montano tem uma equipe especializada para te ajudar!

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Nome completo:

Por favor, preencha com o seu nome completo.

Qual o seu melhor e-mail para contato?

Por favor, preencha com um e-mail válido.

Qual o melhor telefone para contato?

Por favor, preencha com um telefone válido.

Website

Por favor, preencha com seu site.

Qual o nome da sua empresa?

Por favor, preencha com o nome da sua empresa.

Qual o seu cargo?

Entrada Inválida

 

Quando pensa em resolver o problema que está
orçando?

Entrada Inválida

 

Qual o tipo de ajuda que você precisa? Conte-nos um pouco do caso que você possui em mãos

Entrada Inválida

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Por favor, preencha com o seu nome completo.
Por favor, preencha com um e-mail válido.
Por favor, preencha com um telefone válido.
Por favor, preencha com seu site.
Por favor, preencha com o nome da sua empresa.
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Image

NEWSLETTER

Preencha os campos abaixo e receba nossos informativos:

ENTRE EM CONTATO

(11) 99298-3010

(11) 2642-2586

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 10h às 17h


 

CERTIFICAÇÕES

Image
Image
Image
Image
Image

SEGURANÇA

Image
Image
Image
Image

OUTROS

Image
Image
Image