O Marketing digital é uma arena em constante mudança. A inovação atinge o pico em cada esquina, e pode ser tentador se alinhar a cada nova tendência chamativa que você encontrar. De acordo com a Altitude Marketing, 10 tendências já despontam para fazer a diferença em quem atua com B2B. Esteja você procurando vender, informar ou entreter, sua empresa pode utilizar o Marketing digital B2B para elevar sua marca e converter leads.
E uma maneira de causar impacto é seguir tendências
Saiba quais são os pontos que merecem sua atenção:
1 - O cenário do Analytics está mudando
O Google anunciou que está aposentando o Universal Analytics em 1º de julho de 2023 . O Universal Analytics, também conhecido como “UA” ou “Google Analytics”, é o que muitos profissionais de marketing B2B usam para medir o engajamento. O Google está substituindo o UA pelo Google Analytics 4 (GA4) , que é uma plataforma de análise mais integrada, quase no estilo de aplicativo. Embora o UA seja ótimo para rastrear o envolvimento do site, o GA4 faz muito mais. Funciona bem com sites de marketing, sites de comércio eletrônico, aplicativos nativos e aplicativos da Web para fornecer uma visão abrangente de como os usuários interagem com toda a sua marca. Isso acontece porque os navegadores estão bloqueando cada vez mais anúncios e os cookies de terceiros estão lentamente se tornando obsoletos.
2 - As redes de anúncios estão se afastando do Google
A pandemia mudou a forma como os profissionais de Marketing B2B anunciam no Google. No lado da Pesquisa do Google , a chamada por clique (CPC) está em alta desde 2020 e não há sinais de queda nos custos. Como é um desafio para os profissionais de marketing B2B que anunciam serviços e soluções de ponta obter um bom retorno sobre o investimento (ROI), muitos estão abandonando o Google. Os profissionais de marketing B2B estão indo para outras redes para suas necessidades de publicidade, incluindo Microsoft Advertising (anteriormente conhecido como Bing Ad), Choozle, StackAdapt e LinkedIn.
3 - Os influenciadores são para todos
O Marketing de influenciadores explodiu em popularidade ao longo dos anos, e os profissionais de Marketing B2B estão percebendo. Espera- se que o tamanho do mercado global de Marketing de influenciadores atinja US$ 16,4 bilhões em 2022 , e os números devem aumentar em 2023. O efeito de rede de hoje não pode ser exagerado devido ao controle algorítmico sobre as redes sociais. Pessoas com redes maiores obtêm um alcance mais amplo, e uma mensagem positiva pode ter um impacto enorme em sua marca.
4 - A linha entre UX e SEO está turva
No passado, os sites tinham como objetivo ter o melhor SEO para os rankings do Google. Mas a experiência do usuário (UX) se tornou tão importante para o Google. Na verdade, uma boa experiência do usuário é melhor para SEO. Isso significa que os velhos truques de SEO estão obsoletos, o que não é um problema quando você tem uma boa experiência do usuário em seu site.
5 - As antitendências estão em ascensão
As tendências de marketing digital B2B que já foram populares estão provando estar saindo. Por exemplo, o interesse no metaverso (aplicativos para realidade aumentada e virtual) e Web3 (a ideia de um modelo de internet descentralizado) estagnou e está em declínio. NFTs estão em queda . E a pesquisa por voz tradicional não é útil para o Marketing B2B. As empresas estão respondendo às tendências de pesquisa por voz em evolução, alterando a forma como enquadram as informações. Para responder às perguntas dos leitores com base na intenção, os criadores estão optando por formatos de perguntas e respostas mais conversacionais.
6 - Fundamentos ainda importam
O mercado B2B está vendo um impulso em direção a conteúdo útil, não lixo algorítmico. Antes, o marketing B2B era sobre obter cliques. Agora, as pessoas querem conteúdo que vem de humanos reais (ou IA inteligente). A IA inteligente , ou IA guiada por humanos, terá mais influência em 2023 porque pode usar palavras-chave e grandes quantidades de informações para gerar conteúdo acionável. Embora a IA inteligente não substitua os escritores humanos, ela pode ajudar a automatizar parte do trabalho braçal.
7 - Utilize Conteúdo Interativo
O engajamento é a chave para o marketing B2B. No entanto, as pessoas estão cansadas de serem enganadas para se envolverem com as marcas. É por isso que os profissionais de marketing B2B estão recorrendo a avaliações, questionários e chatbots treinados por humanos que dão às pessoas a capacidade de ver algo com mais clareza.
8 - O vídeo ainda é relevante
Os vídeos continuam sendo importantes para seus esforços de Marketing digital B2B. Embora você possa estar fazendo vídeo porque o leu em uma lista de tendências nos últimos 10 anos, há outro motivo fundamental para usá-lo: a experiência do usuário. Se você achar que está criando conteúdo que é melhor servido em formato de vídeo, vá com o vídeo. Se você está fazendo vídeos apenas por fazer vídeos, pare. O público está experimentando uma saturação excessiva de vídeos, então você só quer usar o formato se fizer mais sentido para o usuário. Caso contrário, você pode estar desperdiçando seu tempo, dinheiro e energia que é melhor gasto em outro lugar.
9 - O conteúdo gerado pelo usuário está crescendo
As empresas B2B estão descobrindo que podem aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário para colocar sua marca na frente de mais pessoas, o que aumenta o engajamento e cria confiança. Os consumidores são 2,4 vezes mais propensos a confiar no conteúdo gerado pelo usuário em comparação com o conteúdo gerado pela empresa. Qualquer um pode ser um produtor de conteúdo hoje em dia. Tudo o que você precisa é de um telefone para tirar fotos e vídeos e uma conta de mídia social para compartilhar seu conteúdo. Essa baixa barreira à entrada é o motivo pelo qual o tamanho do mercado global de plataformas de conteúdo gerado pelo usuário deve ser avaliado em US$ 18,65 bilhões até 2028. Agora é a hora de implementá-lo em sua estratégia.
10 - Aproveite as agências de Marketing digital
No cenário competitivo de hoje, as marcas B2B gastam cada vez mais tempo e recursos na criação de campanhas e outros materiais de apoio. Mas muitos estão lutando para acompanhar as tendências em rápida evolução que descrevemos acima. Já é difícil administrar um negócio, então, quando você inclui a necessidade de ficar por dentro das tendências de Marketing digital, torna-se esmagador. As agências de Marketing digital fornecem a experiência e o suporte necessários para levar sua marca ao próximo nível.
Fonte: Mundo do Marketing
A Agência A.Montano, por exemplo, que trabalha com soluções on-line e off-line, é um ótimo investimento para você que quer investir em Marketing Digital. A empresa tem um trabalho personalizado para a sua marca e vai te ajudar a inovar no ano de 2023!
Gostaria de alavancar as suas vendas? A.montano tem uma equipe especializada para te ajudar!
Entre em contato e tire suas dúvidas!