O mercado digital tem ficado cada vez mais aquecido e o estopim para este cenário foi a pandemia. Com a economia abalada, novos empreendedores surgiram e as empresas que já estavam consolidadas passaram a utilizar ainda mais as ferramentas e os canais digitais, devido à sua eficiência e pelo baixo custo de investimento.
A HeroSpark, solução unificada para empreendedores digitais, viu a procura pelos seus serviços aumentar, já que a startup hospeda cursos e workshops online. O crescimento foi de 1002% em 2020; já o número de contas criadas na plataforma foi mais de 200 vezes maior, se comparado com 2019.
Para Rafael Carvalho, COO da empresa, qualquer pessoa pode começar um negócio digital, mesmo com baixo investimento. “Todo mundo tem uma habilidade predominante ou um assunto que mais gosta e domina, avaliar o valor disso e as oportunidades do mercado são os primeiros passos para começar a se tornar um empreendedor digital”, avalia.
Um dos exemplos disso é a história do empreendedor Lamonnyel Moraes, que utilizou a plataforma da HeroSpark para lucrar mais durante a pandemia. “Eu tinha um gosto e uma habilidade em fazer churrasco. Para conseguir driblar o cenário econômico, criei um curso de como fazer um bom churrasco. Foram oito módulos, a primeira turma teve mais de 80 alunos e no primeiro mês eu já havia conseguido faturar R$25 mil”, explica.
Para começar um negócio digital, Carvalho afirma que tem que ficar de olho em outros pontos, como por exemplo, avaliar riscos e benefícios de criar ou investir no mercado digital; definir público, investimento e tipo de negócio (e-commerce, infoprodutos, etc); fazer um planejamento; se preparar por meio de cursos nos segmentos de finanças, negócios e marketing, principalmente; ser ativo nas redes sociais; investir em divulgação e qualidade do serviço oferecido; analisar concorrentes e ter criatividade para oferecer algo diferente e único para o seu público.
“Sempre falo que o mais difícil é tirar o negócio do papel, por isso, o importante é de fato, começar. Ter a consciência de que poderá sofrer erros e acertos ao longo do caminho, mas se preparar para isso. É preciso que o empreendedor também entenda cada vez mais as dores do seu público e se aproximar dele, essas atitudes farão com que o seu negócio decole mais rápido”, finaliza.
Dicas para começar um negócio digital
Criar um negócio já faz parte da lista de ambições do brasileiro. Segundo a pesquisa Amway Global entrepreneurship Report (AGER), realizada pela Universidade Técnica de Munique (TUM) e validada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 56% dos brasileiros desejam empreender. O índice do País é maior que a média global, que está em 47%. Começar a empreender em um negócio digital é o caminho mais rápido e que pode custar bem menos, mas é preciso entender as dores dos clientes, o que falta no mercado e as regras que devem ser seguidas.
Entre os motivos que respondem a este número elevado estão o desgaste de outras gestões e de formatos de trabalho, o desejo por autonomia nas decisões, a vontade de trabalhar com o que gosta e ganhar mais dinheiro (passion economy) ou ainda, a expectativa de criar um negócio que contribua para melhorar o mercado.
Para quem tem vontade seguir por este caminho, encontrará uma gama enorme de possibilidades de empreendedorismo, porém, entre as opções mais indicadas, está o empreendedorismo digital, pela facilidade de começar, dinamismo de operações, potencial de renda e baixo investimento.
Para Nilson Filatieri, CEO da HeroSpark, solução para empreendedores digitais, este momento é propício para dar o primeiro passo. “A crise econômica impulsionada pela pandemia fez com que o número de desempregados no Brasil aumentasse. Por outro lado, o número de interessados em realizar cursos online, aumentou, ou seja, as pessoas estão buscando novas habilidades e formas de renda e o empreendedorismo digital pode vir como uma carta na manga, mesmo para os pequenos empreendedores”, avalia.
Para auxiliar a criar um negócio digital do zero, o especialista listou 7 dicas. Confira:
Escolha um nicho
Parece simples demais. Porém, quem quer começar um negócio, muitas vezes encontra-se perdido na hora de dar o primeiro passo. Portanto, comece pensando nos temas que você gosta e possui habilidade. Em seguida, veja todas as opções que este nicho pode oferecer, mas não comece sem antes ter tomado essa decisão.
Formato de negócio
Você já sabe qual a sua habilidade, os seus gostos e ambições. O próximo passo é saber qual o formato de negócio digital que você irá investir. Avalie sua base de investimento inicial e veja: fará vendas online? Por site, WhatsApp, e-commerce? Ou produzirá um infoproduto? Utilizará blogs, redes sociais, plataformas de cursos? Tenha em mente todas as possibilidades e defina como irá começar.
Comece aos poucos
A empolgação, às vezes, parece tomar conta da gente quando começamos um novo projeto, mas não deixe as emoções tomarem conta e tente trazer a razão para os momentos de tomadas de decisões. Não tenha medo de começar e se for o caso, comece um pequeno negócio. este início, você não precisa de uma superestrutura para começar, pequenas ideias podem se transformar em grandes negócios.
Público e mercado
Avalie não somente qual e como será o seu público alvo, mas estude sobre o mercado que o seu negócio está inserido. Saber sobre o comportamento do consumidor potencial da sua marca pode te ajudar a traçar as primeiras estratégias de venda e divulgação do seu produto ou serviço. Além disso, pode te fazer evitar passar por simples obstáculos e perrengues de modo mais assertivo.
Redes sociais ao seu favor
Já que somos digitais, não há dica mais simples que essa: invista nas redes sociais. Um grande diferencial das empresas hoje em dia é a multiplicidade de canais que uma marca oferece, além de gerar engajamento com o público e ter um alto nível de alcance, dá um tom de humanização e proximidade com clientes. Hoje, há várias possibilidades, entre elas o Facebook, Twitter, Instagram ou mesmo Youtube, Pinterest e TikTok.
Marketing
Você não precisa, neste princípio, ser um expert de marketing. Você já sabe que cada rede social funciona de uma maneira e que sua comunicação irá variar nesses canais. Você também já tem ideia sobre o que são mídias pagas ou offline, mas à medida que seu negócio começar a se desenvolver, tenha em mente novos conceitos do marketing, você já ouviu falar, por exemplo, em marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, funil de vendas, copywriting e storytelling?
Sempre se questione
A todo momento faça perguntas sobre seu negócio. Questione o que está faltando, o que pode melhorar. Saiba a opinião dos seus clientes, seja curioso e busque sempre aperfeiçoamentos para a sua ideia. Além de te fazer permanecer ativo no mercado, o questionamento te ajudará a se movimentar para criar estratégias de venda e atração, que no fim das contas, te fará lucrar e criar credibilidade no mercado.
Fontes: exame
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