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Descubra como unir o Marketing Digital e a Experiência do Consumidor

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Quando falamos em Marketing Digital, sugere-se que o “comercial” seja o objetivo principal. Sim, isso não deixa de ser uma verdade. Mas hoje as percepções e experiências do consumidor são muito mais levadas em consideração. Existem inúmeras ofertas e uma enorme variedade de opções surgindo constantemente na vida dele – dificilmente um produto ou serviço é insubstituível – com isso, ganha quem consegue agradá-lo mais.

 

A posição de “querer vender” foi tomada por “fazer com que ele queira comprar”.

Se você já ouviu falar em UX (User Experience), já tem uma noção disso.

Se associarmos usuário a consumidor fica muito mais simples entender.

Veja um resumo (um tanto poético) disso:

“User Experience é tudo! É a forma com que você sente o mundo, é a forma como você experiencia a sua vida, é a forma como você experimenta um serviço, um aplicativo, um sistema de computador. Mas é um sistema. É tudo!”

— Don Norman, criador do termo “UX (User Experience)”

Uma boa experiência é tudo!

Muitos quando pensam em UX, associam a design. Mas experiência do usuário vai muito além da estética. Uma boa experiência do usuário/consumidor não é apenas como ele enxerga sua marca, e sim como ele se sente em relação a ela.

Veja algumas formas de como dar uma boa experiência aplicadas a diferentes vertentes do Marketing Digital:

Inbound Marketing: Criar um relacionamento de familiaridade e interesse através da produção de conteúdo relevante. Dispensa explicações, não é mesmo?

Marketing de conteúdo: Uma produção de conteúdo bem feita traz uma experiência enriquecedora. A satisfação do consumidor andará junto com suas próximas ações. (Solucione problemas, ensine, dê dicas, entregue com excelência o que o consumidor precisa)

Uma ferramenta que, bem explorada, pode ser muito poderosa e atender diferentes objetivos. Um canal direto de comunicação que pode funcionar como prestador de serviço, criação de relacionamento e nutrição (usando automação) e disparo de conteúdos materiais que farão com que seu consumidor sinta alguma exclusividade. Repare que muitos substituem o “Receba nossos conteúdos” por “Faça parte de nossa lista VIP e receba materiais exclusivos”.

SEO: Facilite a busca deixando seu site e conteúdo otimizados. Um conteúdo incrível pode ajudar e até mudar a vida de muitas pessoas. Cuide para que ele seja encontrado.

Ads (Social Ads, Busca, Display, Multimídia, Mídia Programática e afins): Propagandas e patrocínios, bem planejados e relevantes, entregam ao consumidor opções relacionadas ao que ele precisa/deseja. Com uma boa segmentação, você irá mostrar seus produtos/serviços para pessoas que realmente tem eles presentes em suas vidas.

UX Design: Sim, já comentei sobre ele acima, e você vai encontrar esse conceito em diversos cursos da área de marketing digital. O design não é tudo, mas caminha junto ao seu produto, site, conteúdo e tudo que chega até o consumidor. Dê uma boa experiência visual, sem esquecer da utilidade e facilidade de usar. Design sem fluidez é só beleza.

Social Media: Nossas – quase indispensáveis – redes sociais.

Os consumidores passam muito tempo nelas e estar nesse universo é quase uma obrigação. Redes sociais com bom conteúdo, interação e um bom atendimento por parte da marca se tornam um lugar agradável e constroem relacionamentos.

Social Marketing: Marketing humanitário, focado em causas sociais e apoio a instituições. *Também faz parte dessa vertente o Marketing Verde (sustentabilidade e proteção ambiental).

Hoje o próprio Google apoia esse tipo de marketing onde disponibiliza uma cota de Ads sem cobrança para ONGs. Ajudar o mundo é sempre gerar uma boa experiência.

Neuromarketing: Também incluso no pacote de estratégias digitais de sucesso, esse tipo que mistura marketing e ciência, traz informações e produz ações e conteúdos memoráveis baseados nos comportamentos humano dos consumidores.

Fonte:Plugcitarios


 

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