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Tecnologias e serviços para Marketing e Vendas lideram compras de empresas no Brasil

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De acordo com um estudo do Google sobre jornada de compra de serviços e tecnologia pelas empresas brasileiras, o setor de marketing e vendas é a preferência de investimento de um terço dos participantes (31,8%). A pesquisa ouviu cerca de 1.500 brasileiros, por meio de questionários online, entre 30 de agosto e 07 de setembro de 2022. 

 

No entanto, a empresa destaca que a contratação de serviços está mais diversificada. Outras quatro áreas que tem a preferência das empresas são o setor de logística (22,6%); tecnologia/SaaS (21,7%), gestão financeira (21,2%) e benefícios corporativos (17%).

Dentre as categorias prioritárias para as empresas, tecnologia e gestão financeira são as que mais cresceram – 19,1% e 18%, respectivamente – em intenção de compra entre decisores das companhias, em comparação com pesquisa realizada em 2021.

Além disso, o estudo revela que há grandes oportunidades para fornecedores de serviços digitais: 47,3% dos empresários destinam mais de 20% dos investimentos mensais da sua empresa em contratações B2B – um crescimento de 12,3% em relação a 2021. Dois terços (67%) das empresas de até 100 funcionários contratam seus fornecedores mensalmente, e insatisfação com o serviço e a descoberta de um problema são os fatores mais decisivos para revisão dos parceiros.

Jornada do cliente

Outro fator importante para as empresas é a busca pelo serviço antes de efetivamente contratá-lo: 62% dos compradores B2B afirmam que uma pesquisa na internet foi um dos três primeiros recursos que eles usam para aprender sobre uma solução. E, nesta jornada de pesquisa sobre serviços e tecnologia, YouTube e Google são as principais fontes de informação para a maioria (47%) dos tomadores de decisão. 

Segundo a pesquisa, essa jornada de compra começa com uma busca genérica no Google pela maioria das empresas respondentes (71%). Em média, 12 pesquisas são feitas antes que os compradores se envolvam com uma marca.

Outro fator importante mapeado na jornada de decisão de compra de serviços digitais é o papel da versão gratuita na hora da decisão. O estudo identificou que mais da metade das empresas que usam versões premium de ferramentas B2B começaram com a versão gratuita, sendo que os três principais fatores decisórios apontados são: maior armazenamento (48%), melhor suporte do cliente (42%) e funções avançadas de gerenciamento (41%).

Fonte: Ip News


 

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