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Agência aumentada: Gen Z, Inteligência Artificial e biodados prometem mudar o trabalho no marketing

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O ambiente competitivo das agências está em expansão e transformação. De um lado, há uma pressão pela entrada de novas forças criadoras e de novas gerações de funcionários e consumidores, que pensam e agem de maneira diferente do que estamos acostumados. Por outro, é preciso lidar com as inovações tecnológicas, que impactam os negócios por dentro e por fora. Tudo isso em um contexto de constante incerteza econômica.

 

Mas como lidar com essas questões? Onde devemos focar nossos esforços? Para entender as mudanças culturais, identificar tendências e encontrar oportunidades em meio a um cenário tão volátil, recorremos à Inteligência Artificial para descobrir quais tópicos relacionados a "futuro do marketing", "publicidade" e "mídia" são os mais relevantes hoje, e como eles podem nos indicar perspectivas para inovar.

Nossa análise, que levou em conta mais de 189 milhões de dados coletados em mais de 140 países, procurou por padrões em diferentes setores, e chegamos à conclusão de que há três temas fundamentais e prioritários para as agências: "Geração Z", "Inteligência Aumentada" e "Biodados e Precision Creative", que é o uso de dados e automação para criar e servir conteúdos altamente personalizados e direcionados. Neste artigo, vamos explorar as evidências relacionadas a esses tópicos que apontam possibilidades para moldar o futuro.

1. Reset a partir da Geração Z

Nos próximos 10 anos, a Geração Z vai ditar os rumos de toda a indústria. Os jovens de hoje estarão na liderança do amanhã — e serão a maioria da força de trabalho. Eles vão criar as tendências que todos irão seguir, além de conduzir mudanças radicais na nossa cultura. Algo que, convenhamos, já acontece. A Geração Z é hoje uma força poderosa que consegue ler o mercado de maneira única.

Se os millennials são conhecidos pelo "ativismo de sofá", os Gen Z se definem por suas ações: eles não estão esperando a mudança acontecer, querem ser parte dela. Tanto que 70% da Geração Z no mundo está envolvida em alguma questão social ou política.1 De fato, o insight mais importante que podemos ter sobre essa geração é que, para eles, ativismo é a forma como se relacionam com o mundo. É isso que define as plataformas que usam, os memes que criam, e tem intersecção com as áreas pelas quais são apaixonados, como música, esportes e games.

Se as agências quiserem permanecer relevantes, precisam apertar o botão de reset e se perguntar: "como seria uma agência totalmente nova, fundada e gerenciada por integrantes da Geração Z?"

As agências têm o papel de ajudar seus clientes a entrar em sintonia com essa realidade. Um passo pode ser dar aos Gen Z uma cadeira na mesa da diretoria. Não pense que isso é demais: até o governo norte-americano está avaliando a proposta de criar um conselho consultivo da juventude, com acesso direto ao presidente.

Ao se reestruturarem e colocarem jovens em postos C-level — especialmente para conceber iniciativas estratégicas —, as agências têm a oportunidade de construir aprendizados e, em seguida, aconselhar os clientes sobre como fazer isso. É preciso ter em mente, no entanto, que as relações de trabalho com a Geração Z são diferentes. Eles estão mais interessados em colaborar do que em trabalhar para sua empresa porque valorizam a própria independência.

Não esqueça: o que parece ser opcional hoje se tornará mandatório amanhã. Algumas marcas e agências estão mostrando o caminho e reestruturando seus negócios, levando em conta o impacto de carbono, por exemplo. Além disso, alguns criadores já estão exigindo que as empresas parceiras tenham ações práticas em temas como diversidade e sustentabilidade. Isso nos indica que estamos diante de uma oportunidade de repensar e reestruturar como as agências operam para que possam se conectar e impactar positivamente nas questões que são importantes para os Gen Z.

 
O ingrediente secreto da Inteligência Artificial são os copilotos humanos que vão dar ao seu negócio aqueles 5% de vantagem que farão 100% de diferença.
 

Mas como as agências devem atuar? Antes de mais nada, é preciso desenvolver programas de requalificação e capacitação para os times. Já temos exemplos de empresas que contrataram "estagiários IA" — ou seja, softwares digitais que têm a capacidade de gerar conteúdo — para ajudar as equipes de design e editorial, além de outras que usaram ferramentas de Inteligência Artificial generativa na criação. É uma questão de tempo até vermos um Head de Inteligência Aumentada nas agências, além de inúmeros copilotos digitais e ferramentas.

É importante salientar que não são apenas os seres humanos que precisam de treinamento. Para criar agências de vanguarda, será necessário treinar os modelos de IA de maneira ética. Eu acredito, aliás, que a ética será um job das agências e que IAs treinados serão uma vantagem competitiva.

Novas ferramentas vão dar às agências a capacidade de construir mundos e de transcender o metaverso para criar o que a Nvidia chama, por exemplo, de omniverso, onde será possível construir qualquer experiência imaginada por meio de simulações extremamente detalhadas. Essas novas realidades poderão ser compartilhadas nos mais diferentes canais, e não há dúvida de que vão transformar os serviços oferecidos por todos nós. Por isso, o momento de experimentar é agora.

Fonte: Think With Google


 

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