Quanto mais o tempo passa, mais as tecnologias avançam e se o seu site não estiver acompanhando as novas versões tecnológicas, podem ficar completamente desatualizados e desconfigurados.
Para você entender melhor o quanto é importante o seu site estar em conjunto com as tecnologias, colocamos 5 fatos que podem ocorrer caso não haja manutenção nele. Veja:
1. Site acessível para celular e tablet (Site Mobile)
Você sabia que provavelmente, o seu site já foi acessado muitas vezes e nem todas as navegações foram feitas pelo computador, mas sim por um aparelho smartphone?
Com frequência, os mesmos sites que são abertos em computadores, não são configurados para serem abertos em celulares ou tablets, especialmente os mais antigos. Isso gera uma grande dificuldade para as pessoas que tenham se interessado por algum serviço ou produto da sua marca, pois seu site pode estar sendo exibido desconfigurado. Dessa forma, o seu negócio perde inúmeras oportunidades de ser lembrado de maneira positiva ou até mesmo de obter lucro.
Portanto, é necessário ter um site responsivo, ou seja, que se adapte em aparelhos mobiles. Além disso, fazendo essa adaptação de conteúdo, seu site irá cumprir uma das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), utilizadas para um melhor posicionamento em sites de pesquisas.
2. Navegação no site
Nesse tópico, é necessário mencionar sobre comunicação e acessibilidade no seu site. Atualmente, as pessoas não têm tempo a perder, precisam de informações claras e opções para contato. Um site intuitivo ajuda a prender a atenção do seu cliente e se for de fácil navegação, também agiliza na hora da compra de algum produto ou serviço.
Caso não haja um site bem estruturado e pronto para ajudar as pessoas, a navegação se torna cansativa e desinteressante para seus clientes ou até mesmo parceiros. Afinal, quem nunca ficou feliz em encontrar a informação que precisava com apenas 1 clique?
3. Identidade visual
Se você quer impor credibilidade ao seu site, é importante que você crie ou reestruture a identidade visual da sua marca. Não estamos falando apenas de ícones, mas também de fontes e cores que, quando alguma pessoa olhar para o logotipo, fonte ou apenas as cores da sua marca, logo vai lembrar dela com muita facilidade. Temos exemplos claros como: Adidas, Google, etc.
Quando não há uma identidade visual harmônica, a sua marca não é lembrada, mesmo que alguns clientes já tenham comprado algo.
4. Atualização de conteúdos
Assim como qualquer marca de produtos e/ou serviços, é necessário que haja atualizações de conteúdos, ou até mesmo melhorias técnicas e visuais para deixá-lo mais atraente. As pessoas adoram novidades, mudanças surpreendentes, versões diferentes, etc.
Se o seu site for sempre o mesmo, não chamará atenção e seus clientes não terão tanto interesse em fazer compras por ele.
Portanto, garanta que seus consumidores sempre saibam de suas promoções, mudança de endereço e outras novidades da empresa.
5. Backup do site
É extremamente importante que seja feito o backup do seu site antes e após realizar alterações, configurações, mudanças de textos, imagens, etc, pois sempre pode haver o risco de incompatibilidade de módulos e plugins instalados no site devido essas atualizações. Além disso, existe ainda a probabilidade de perder informações devido às atualizações automáticas da plataforma ou até mesmo ter o seu site fora do ar por utilizar as versões antigas e que são descontinuadas. Nesse caso é sempre bom ter um backup garantido!
Soluções para a manutenção do seu site
Para o melhor gerenciamento do site do seu negócio, o mais recomendado é a contratação do serviço de manutenção e atualização de web site de uma agência especializada. Uma ótima indicação de agência que trabalha para deixar seu site sempre com perfeito desempenho, é a agência A.Montano – Soluções Criativas Online e Offline, que conta com uma equipe altamente qualificada para atender toda a sua demanda de marketing digital. Aproveite e fale hoje mesmo com um especialista!